O Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, está a aceitar até dia 15 de maio inscrições para a 5.ª edição do prémio ‘Food Fab Lab’. Este prémio destina-se a quem tem um produto alimentar inovador e pretenda testá-lo ou criar um negócio alimentar.
Podem candidatar-se a este concurso, que tem como objetivo premiar produtos capazes de dar resposta aos desafios e tendências de consumo atuais, sobretudo de reforço de cadeias de abastecimento e consumo de produtos locais, pessoas a título individual ou empresas.
Os critérios de avaliação são a inovação, a degustação e o potencial de mercado e os interessado podem candidatar-se com qualquer produto alimentar, doce ou salgado, em qualquer conformação ou estado físico, de qualquer fileira alimentar, desde que transformado.
De acordo com a organização, para além de pretender fomentar o desenvolvimento de novos produtos, este concurso pretende também catalisar o arranque de projetos de transformação alimentar assim como potenciar a economia e inovação no setor.
Os prémios em serviços do Tagusvalley são de 1.500 euros para o Prémio FoodFabLab e 500 euros para cada um dos restantes prémios.
Este prémio é uma iniciativa do INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY, que tem disponível o serviço de produção partilhada, designado como FOOD FAB LAB.
A presidente da direção do Parque, Paula Grijó, destacou que “este prémio tem o principal objetivo de apoiar os empresários e as pessoas em nome individual que tenham uma ideia para desenvolver um produto na área agroalimentar”, sublinhando ainda a importante função da Unidade INOV.LINEA, dizendo ainda que “esta unidade está ao serviço da comunidade abrantina e da região”.

A organização refere ainda que os prémios dão acesso à utilização do Food Fab Lab no Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar INOV’LINEA, um espaço de uso partilhado para a produção de produtos alimentares, apoio técnico nas áreas do licenciamento, rotulagem, obrigações legais, processo produtivo, uma análise sensorial de aceitação, uma análise sensorial de preferência e acompanhamento no desenvolvimento do modelo de negócio.
Para concorrer, basta preencher o formulário de candidatura online preenchido no site do Tagusvalley.