As aranhas-de-cruz (Araneu diadematus), pertencem à família Araneidae, conhecidas como aranhas-de-teia-radial, ou aranhas-dos-jardins. É uma família com cerca de 3000 espécies em todo o mundo das quais menos de uma centena ocorrem na Europa.

As aranhas desta família apresentam tamanhos e cores muito variáveis, patas relativamente curtas e muito espinhosas, construindo, a maioria, teias radiais para captura de insetos.

A Aranha-de-cruz, apresenta um padrão vistoso de manchas brancas na face dorsal do abdómen que formam, na região anterior, uma cruz branca. Estas manchas brancas que formam a cruz resultam da acumulação por baixo da cutícula, de um produto de excreção chamado guanina.

A cor geral desta espécie é muito variável entre várias tonalidades de amarelos, laranjas e castanhos. Os machos têm entre 5 a 10 mm de comprimento de corpo, enquanto as fêmeas variam entre 12 a 17 mm.

Esta espécie constrói uma teia radial próxima do solo ou em ramos mais baixos de árvores e arbustos. Ao contrário de outras espécies de Araneus, esta espécie normalmente passa o dia no centro da sua teia embora por vezes possa apresentar um esconderijo.

Fonte: Naturdata.
Exemplar fotografado em Tramagal.

Jorge Santiago

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.