As aranhas-de-cruz (Araneu diadematus), pertencem à família Araneidae, conhecidas como aranhas-de-teia-radial, ou aranhas-dos-jardins. É uma família com cerca de 3000 espécies em todo o mundo das quais menos de uma centena ocorrem na Europa.
As aranhas desta família apresentam tamanhos e cores muito variáveis, patas relativamente curtas e muito espinhosas, construindo, a maioria, teias radiais para captura de insetos.
A Aranha-de-cruz, apresenta um padrão vistoso de manchas brancas na face dorsal do abdómen que formam, na região anterior, uma cruz branca. Estas manchas brancas que formam a cruz resultam da acumulação por baixo da cutícula, de um produto de excreção chamado guanina.
A cor geral desta espécie é muito variável entre várias tonalidades de amarelos, laranjas e castanhos. Os machos têm entre 5 a 10 mm de comprimento de corpo, enquanto as fêmeas variam entre 12 a 17 mm.
Esta espécie constrói uma teia radial próxima do solo ou em ramos mais baixos de árvores e arbustos. Ao contrário de outras espécies de Araneus, esta espécie normalmente passa o dia no centro da sua teia embora por vezes possa apresentar um esconderijo.
Fonte: Naturdata.
Exemplar fotografado em Tramagal.