Azenha do Manel do Tojal, na Escorrega, junto à Ribeira da Arcês (Mouriscas) vai ser inaugurada este sábado durante uma caminhada promovida pela ACROM. Foto: António Pimenta Gonçalves

A ACROM promove uma caminhada no próximo sábado, dia 27 de abril, pelas 8h00, em Mouriscas (Abrantes). As inscrições têm um custo de 5 euros e estão abertas até às 18h00 de sexta-feira, dia 26.

A ACROM- Associação Cultural das Rotas de Mouriscas promove uma nova iniciativa, desta feita com a inauguração da Azenha do Manel do Tojal como ponto alto, no próximo sábado, após trabalhos de recuperação levados a cabo pelos elementos da associação no sentido de devolver a vida àquela estrutura antiga, que se encontrava com sinais de degradação pela passagem do tempo e inutilização, e que se encontra nos trilhos pedestres na zona da Escorrega, junto à Ribeira da Arcês, em Mouriscas.

Assim, além de ser recuperado aquele património, permite a reconstituição dos tempos de outrora, onde as azenhas assumiam papel preponderante para moer os cereais, por via da roda movida pela água corrente da ribeira como força motriz.

Além desta iniciativa, a ACROM também tem outros projetos em curso, caso da recuperação de um antigo moinho, a quem deram o nome de Moinho das Aldeias, situado praticamente à entrada de Mouriscas (sentido saída A23-Mouriscas) e que a associação pretende reativar à semelhança da azenha que irá ser inaugurada este sábado.

A concentração acontece no Largo Francisco Pedro, vulgarmente conhecido como Jogo da Bola. Pelas 7h30 abre o secretariado, prevendo-se o início da caminhada pelas 8h00.

O percurso terá uma dificuldade média/baixa e uma extensão na ordem dos 5 km.

Para inscrições deve contactar-se 961 744 382 ou 961 493 444. O custo de inscrição tem o valor de 5 euros, incluindo seguro, água e um brinde junto à Azenha.

Refira-se que os trilhos da Ribeira da Arcês, integrados na Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (GR 55) que atravessa os concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação, foram inicialmente desbravados pelos fundadores da associação ACROM, através de um anterior grupo de conterrâneos denominado Amigos das Ribeiras da Arcês e do Rio Frio.

A Rota Cultural e Etnográfica das Ribeiras da Arcês, do Rio Frio e do Rio Tejo (hoje, Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo) ganhou o Orçamento Participativo Portugal em 2017, tendo sido a ACROM a promotora do projeto. Foi inaugurada a 26 de setembro de 2020.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *