São Miguel do Rio Torto vai ter um sábado repleto de atividades ligadas à dança, através da Human Coop e da associação Dançarém. Foto arquivo: Dançarão

Este sábado, dia 27 de abril, numa organização da associação Human Coop, Crl, na Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto, em Abrantes, será comemorado o Dia Mundial da Dança antecipadamente, juntando ao longo de todo o dia grupos de dança sénior dos concelhos de Abrantes, Constância e Mação para um pé de dança no coletivo. A iniciativa conta ainda com a associação Dançarém e a participação especial da Dança Sénior Madeira.

A Human Coop desde 2022 comemora o Dia Mundial de Dança (29 de abril) com os seus grupos das Academias da Mente e de Dança Sénior, mas “este ano desafiou-se a organizar o Festival de Dança Com todos e Para todos, com o apoio do Município de Abrantes através do programa FinAbrantes”.

O festival arranca pelas 14h00 com atuação de vários grupos de Dança Sénior dos concelhos de Abrantes, Constância e Mação, e que são dinamizados pela Human Coop através das Academias da Mente, clubes que pretendem combater o isolamento social da população idosa.

A programação conta com uma participação especial da Dança Sénior Madeira, seguindo-se atuações da Marina Dance Center (16h45), com quatro turmas, duas das quais da associação de pais de Sardoal, seguindo-se a Companhia dos Alegres (17h15), Rancho Folclórico e Etnográfico dos Casais Revelhos (17h45). Pelas 18h30 decorrerá uma oficina de dança dinamizada pela Associação Dançarém, com momento de aprendizagem de danças tradicionais, preparando-se o Baile da noite.

A associação Dançarém, de âmbito cultural, tem por objetivo promover as tradições do Ribatejo, Portugal e do Mundo através da dança, organizando aulas regulares de danças tradicionais, eventos mensais com oficinas e bailes, e o festival anual de danças de verão “Dançarão”.

Depois do jantar, às 21h30, será a vez da atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto.

A partir das 22h15, haverá Concerto-Baile, com música da banda “Não És Tu Sou Eu”, um trio dedicado à reinterpretação da música tradicional portuguesa em contexto de baile. O repertório apresentado resulta de uma pesquisa aprofundada sobre uma vasta coleção de cancioneiros com recolhas de música tradicional, desde fandango, chula, moda a dois passos, entre outras propostas, e todos são bem-vindos e podem participar. O grupo é composto pelos músicos Inês Lopes e João Godinho, nas concertinas, e Pedro Calado, na percussão.

Segundo a organização, o objetivo deste festival é proporcionar “um dia de convívio ao redor da dança, juntando os vários grupos e iniciativas relacionadas com a dança do concelho de Abrantes, e assim comemorar o Dia Mundial da Dança, nas suas várias expressões, onde será possível ver atuações de vários grupos e mesmo que tenha dois pés esquerdos, verá que também pode e consegue dançar”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *