Aldeia de Bemposta, no concelho de Abrantes. Créditos: mediotejo.net

A Comissão de Concelhia do PCP em Abrantes emitiu um comunicado em que alerta para a falta de saneamento básico em várias aldeias de Bemposta, considerando “uma questão urgente de saúde pública” a implementação de uma rede de saneamento que sirva toda a freguesia. A CDU indica ainda ter angariado centenas de assinaturas em abaixo-assinado que defende a construção de saneamento básico na freguesia.

“A população da Freguesia de Bemposta, no concelho de Abrantes, enfrenta uma situação preocupante e inaceitável: a ausência de saneamento básico em várias das suas aldeias. Esta realidade compromete não apenas a qualidade de vida dos seus habitantes, mas também representa uma ameaça direta à saúde pública e ao meio ambiente”, denuncia o partido, acrescentando que “a falta de acesso à rede pública de saneamento básico tem sido uma realidade persistente, deixando muitos dos esgotos domésticos sem tratamento adequado, o que resulta na contaminação do solo e das linhas de água da região”.

De referir que a Comissão de Concelhia do PCP em Abrantes saúde neste comunicado Laurindo Cruz, membro da Assembleia de Freguesia da Bemposta, indicando que “tem vindo a manifestar a sua indignação e preocupação com esta situação”.

O PCP considera que este estado de coisas “é responsabilidade do PS e do PSD que ao longo dos anos na gestão do município nada fez para garantir a proteção do meio ambiente e a promoção da saúde pública”.

“Exigimos, portanto, que a Câmara Municipal de Abrantes cumpra com a sua obrigação e tome medidas urgentes para resolver este problema. A não existência de uma rede de saneamento básico é mais um fator de abandono da freguesia”, frisa.

Por outro lado, considera um conjunto diverso de ações “urgente e necessário”, nomeadamente “a implementação de uma rede de saneamento básico eficaz em toda a freguesia de Bemposta, sem exceção” e a “construção das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) necessárias para garantir o tratamento adequado dos efluentes domésticos”, apontando a “um compromisso claro por parte das autoridades locais em resolver esta questão, priorizando a saúde e o bem-estar da população”.

Para a Concelhia do PCP “as centenas de assinaturas do abaixo-assinado representam não apenas uma voz unida da freguesia de Bemposta, mas também um apelo urgente às autoridades competentes para que ajam com determinação e responsabilidade nesta matéria”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *