Foto: CMA

Está aí a terceira edição do Festival das Juventudes de Abrantes, a decorrer no Parque Urbano de São Lourenço até este sábado, dia 11 de maio. A iniciativa volta a conter uma Feira da Oferta Formativa que pretende valorizar o que se faz no território e permitir aos mais jovens aceder e conhecer melhor todas as oportunidades que o concelho tem para oferecer quanto às áreas da educação/formação profissional.

Durante a sessão de abertura, na quinta-feira, o presidente do município, Manuel Jorge Valamatos, acompanhado da vereadora Celeste Simão, com o pelouro da Educação, relevou o “património imenso”, referindo-se às pessoas participantes e que integram também a organização, desde alunos, professores, comunidade educativa, com “um potencial imenso” que permite a realização de um evento de sucesso.

“Ao fim de três anos estamos numa dimensão porventura não pensada numa fase inicial, mas conseguimos em comunidade, todos juntos, organizar e chegar a um nível muito elevado de um evento que queremos que seja absolutamente extraordinário e projetá-lo para o futuro”, afirmou o autarca, tecendo agradecimentos a todas as instituições representadas e que participam neste festival, nomeadamente aos dois Agrupamentos de Escolas do concelho, à EPDRA, à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Cruz Vermelha, Proteção Civil, Bombeiros, GNR e PSP, Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, Exército, IEFP, CRIA, Endesa, e tantos outros.

Foto: CMA

O edil deixou ainda uma palavra às associações de estudantes das escolas do concelho, e sublinhou a componente dedicada à formação e à divulgação da oferta formativa, que serve para divulgar o que vai sendo feito no concelho e no território, bem como os cursos e áreas formativas disponíveis.

“Mostramos a formação que existe no concelho, e às vezes andamos à procura de formação fora quando a temos aqui tão próxima. Queremos valorizar o ensino superior e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e o contexto do Instituto Politécnico de Tomar na região, ajudar a fortalecer esta instituição que é muito relevante sobretudo para a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo mas, seguramente, num futuro próximo, numa nova região que se vai formar daqui a pouco tempo, que envolve o Médio Tejo, a Lezíria e o Oeste. E obviamente que o IPT vai ter que ter aqui um posicionamento cada vez mais forte”, disse Manuel Jorge Valamatos, igualmente presidente da CIM do Médio Tejo, numa reflexão sobre o que se antevê para o futuro desta sub-região.

“Nós acreditamos nas nossas pessoas, nas nossas instituições, e é esse o trabalho que vamos continuar a desenvolver em conjunto”, concluiu.

Por fim, deixou ainda uma mensagem sobre a complexidade da logística desta iniciativa, e da necessidade de avaliar o melhor uso deste espaço público em concreto, o Parque Urbano, apelando ao cuidado e à sã convivência entre todos os participantes, apesar das diferenças e criando “ambientes amigáveis”.

“É preciso ser tolerante, ter capacidade de interpretar bem todas as situações”, vincou o edil, deixando uma mensagem a todos os jovens, destacando o papel das forças de segurança no equilíbrio e regulação do ambiente perante as centenas de pessoas que acorrem a cada edição da iniciativa, desde manhã até à noite.

Na vertente musical, o cartaz inclui espetáculos na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, com nomes sonantes do panorama nacional, mas também contando com a participação de talentos locais. Karetus (dia 11 de maio), Kappa Jotta (dia 10 de maio) e Miss Sheila (dia 10 de maio) são os cabeças de cartaz deste ano, a que se juntam Funil&Abelhinha, Jet Lazz, Carraço, PlugIn, Jaças, J Sledge e Brix.

Foto: CMA

O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal (Canil/Gatil) também volta a marcar presença no Festival das Juventudes com a campanha “Adote um animal de estimação”, para promover a adoção responsável e proporcionar a adoção de alguns dos patudos que estão ao cuidado do canil intermunicipal, com alguns canídeos a estarem presentes no evento promovendo maior interação.

A novidade está no novo Gaming Space, aberto à participação de todos e onde além de se poder conhecer as últimas novidades do mercado e da indústria gaming como consolas de última geração (PS5, Xbox, Nintendo Switch, Meta Quest 2), óculos de realidade virtual, máquinas Arcade, há ainda a oportunidade de reencontrar ou conhecer pela primeira vez alguns exemplos de consolas e jogos antigos, alguns com mais de 30 anos de existência.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *