Tancos. Foto: DR

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade vão ser celebradas em Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, a partir do dia 15 de agosto, segunda-feira (feriado nacional). A festividade estende-se depois ao longo dos dias 19, 20 e 21, com folclore, canoagem, caminhada, comida, bebida, música e animação.

Para o primeiro dia de festejos está desde logo agendada para as 11h00 a passagem do júri pelas ruas de Tancos de forma a decidir o vencedor do concurso “A Casa Enfeitada”. Durante a parte da tarde, vai decorrer a procissão em honra de Nossa Senhora da Piedade, cuja saída está agendada para as 17h00 na Igreja Matriz de Tancos, ao que se segue uma missa na capela de Tancos. Para as 20h30 está marcada a atuação do Grupo de Cavaquinhos da FOS, no palco Cais de Tancos.

Continuando no que toca à animação musical, esta é assegurada na sexta-feira (dia 19, 22h00) pela Banda T, no sábado (23h00) pelo DJ Tecnick, e no domingo (22h00) pelo grupo musical Império.

Um dos pontos altos da festa, o festival de folclore, acontece também no sábado a partir das 20h30, o qual conta com a participação do grupo folclórico residente “Os Pescadores de Tancos”, bem como com a do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Nespereira (Gouveia), Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores (Pinhal Novo) e Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas).

Mas também a prática desportiva não é descurada, pelo que para a manhã de sábado está marcada uma descida de canoas que vai percorrer o rio entre Constância e Tancos, enquanto a manhã de domingo é reservada para a Caminhada Trilhos de Almourol. Ambas as atividades têm ponto de encontro marcado no Cais de Tancos às 8h30, sendo que carecem de inscrição, a qual deve ser feita através do contacto 918704043 (Cláudia Soares).

Para ambos os dias estão também previstos almoços no recinto das festas, a partir das 12h.

A organização fica a cargo de uma comissão de festas composta pelo Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”, Clupedesta (Clube de Pesca Desportiva de Tancos) e União Desportiva de Tancos.

Noticia relacionada:

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.