A obras de requalificação no Edifício Joaninha, em Vila Nova da Barquinha, têm início até ao final deste ano. A antiga cantina escolar vai ser transformada num espaço de venda de produtos locais explorado pelo município e pela ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte. O investimento situa-se nos €60.000 e ao arrancar antes de 2017 obtém apoio do Acelerador de Investimento PT2020.
A candidatura relativa ao PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana entregue pelo município de Vila Nova da Barquinha ao Programa Operacional Regional – Centro 2020 no passado mês de junho engloba seis projetos de requalificação do espaço público e de edifícios com mais de 30 anos. Entre eles encontra-se a reabilitação do Edifício Joaninha, a antiga cantina escolar, que vai ser transformada numa loja de produtos locais.

O município confirmou ao mediotejo.net que a empreitada, no valor de €60.000, tem início até ao final de 2016 e brevemente a vila passará a dispor de um espaço remodelado constituído por um um ponto de venda com 41,84m2, uma arrecadação com 7,25m2 e dois WCs, um deles adaptado para pessoas com deficiência.
A nova loja entra em funcionamento em 2017 e vai ser explorada em conjunto pelo município e pela ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o arranque das obras antes de 2017 permite que a empreitada obtenha apoio financeiro através do Acelerador de Investimento PT2020.

Este incentivo foi lançado pelo Governo no passado mês de julho e atribui uma majoração entre os 7,5% e os 10% às entidades (empresas e autarquias) que antecipem os seus investimentos. No caso das autarquias que executem 15% ou mais do investimento previsto em 2016 a majoração recebida é de 10% no total dos planos contratados. O valor desce para os 7,5% nos projetos que avançarem no primeiro semestre de 2017.