Festival de gastronomia com iguarias à base de azeite marca as próximas semanas em Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

A iniciativa, que cumpre a sua XXII edição, é da Câmara Municipal, que lembra, em nota de imprensa, a importância histórica do azeite num município que teve mais de duas dezenas de lagares a laborar. A autarquia destaca a dinamização da restauração local, através da oferta de pratos típicos como as petingas no forno com azeite, o bacalhau à lagareiro ou a sopa de couve com feijão, entre outras receitas que têm no azeite um denominador comum.

“A iniciativa tem como objetivo diversificar a oferta turística, como complemento de visitação aos muitos atrativos, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história do concelho, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares”, refere a autarquia barquinhense em comunicado enviado ao mediotejo.net.

O certame decorre até 12 de dezembro, onde os visitantes poderão degustar diversas iguarias que têm o azeite como principal ingrediente. Foto: CMVNB

A edição de 2022 conta com a participação de nove restaurantes nos quais, durante um mês, é possível degustar o azeite como entrada ou incorporado em pratos diferentes, mas com um denominador comum. As diferentes iguarias podem ser apreciadas nos restaurantes Almourol, Café Estrela, Loreto, O Remo, Ribeirinho, Sabores do Parque, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade. (Mais informações AQUI).

À semelhança da edição passada, este ano há também a possibilidade de fazer visitas guiadas ao Lagar do Casalinho, na Praia do Ribatejo, que podem ser agendadas através do telefone 919929393.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *