Foto: mediotejo.net

A Associação Cultural Paio de Pelle, na Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, inaugura na quinta-feira uma exposição de artesanato intitulada de “Sonhos de criança aos 80 – Ti Cunha e as suas Casinhas”. A mostra vai ficar no espaço memória de Payo de Pelle até julho e está integrada na Feira do Tejo.

A exposição de casinhas em madeira vai ser inaugurada na quinta-feira, dia 8 de junho, às 15h00, na Rua Professora Clotilde Mateus, Praia do Ribatejo, e vai estar patente no espaço e aberta ao público durante os meses de junho e julho, às sextas-feiras e sábados, entre as 15h00 e as 18h00.

Joaquim Cunha é natural de Alhandra, mas foi na Praia do Ribatejo que construiu vida, depois de ser colocado no agora denominado Regimento de Engenharia nº 1. Mas acabou por decidir dar-se como voluntário para os paraquedistas, naquela que considera ter sido a melhor decisão que podia ter tomado.

Ao fim de 30 anos abandonou a vida militar, passou “à reserva”, o que não significou que tenha parado. Trabalhou ainda nas obras, mas anos depois, “comecei-me a mentalizar que eu não tinha necessidade de estar a trabalhar nas obras, mas era o problema de estar quieto, o estar quieto para mim, é a pior coisa que pode acontecer”, diz.

Pelo que, para colmatar esse problema, começou então a fazer as primeiras casinhas na sua oficina, local onde passa desde então as suas manhãs, entre madeiras e ferramentas, a dar vida às suas casinhas.

Foto: mediotejo.net

A primeira casinha que fez foi a miniatura de uma casa açoriana, à qual se lhe seguiram muitas outras, desde casas típicas da ilha da Madeira, do Alentejo, Algarve, Costa Nova ou Trás-os-Montes e várias ao estilo americano. Já construiu também uma casa típica avieira, uma réplica da Escola Primária de Praia do Ribatejo e um solar minhoto – a sua peça mais querida.

Notícia relacionada:

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *