Foto: CM Vila de Rei

A montagem da destilaria a erguer no edifício do lagar municipal de Vila de Rei, projeto inaugurado em setembro do ano passado, arranca na próxima segunda-feira, prevendo-se a sua conclusão até início de dezembro, segundo apurou o mediotejo.net.

Numa região com grande potencial pela existência de medronheiros, o projeto de criação de uma destilaria foi avançado pela Câmara Municipal de Vila de Rei em dezembro de 2015, justificado pela ausência de iniciativa privada para criar uma infraestrutura deste género no concelho.

A criação da destilaria em Vila de Rei representa um investimento de aproximadamente 80 mil euros, sendo que a autarquia recorreu a concurso público para aquisição de maquinaria durante o mês de agosto.

A autarquia contava com o apoio financeiro de fundos do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural para aquisição de maquinaria para a instalação da destilaria, porém este programa de apoios não contempla este tipo de projetos, conforme explicou na altura Ricardo Aires, presidente da autarquia de Vila de Rei.

“O projeto da destilaria vai sair do orçamento da autarquia”, avançou Ricardo Aires, sendo certo que a destilaria municipal integra uma das obras do Orçamento para 2017, na área de investimento para a Indústria e Energia.

O concelho de Vila de Rei insere-se numa região com grande potencial devido à cultura do medronheiro. Foto: DR
O concelho de Vila de Rei insere-se numa região com grande potencial devido à cultura do medronheiro. Foto: DR

Recorde-se que a criação de uma destilaria municipal não vai implicar a construção de nenhum novo edifício uma vez que irão ser aproveitadas as instalações do lagar de modo a rentabilizar esta infraestrutura fora da campanha da azeitona.

Tendo por objetivo fomentar a produção de medronheiro no concelho de Vila de Rei, refira-se que já em janeiro deste ano o executivo camarário aprovou a concretização de um protocolo de cooperação institucional com a Cooperativa Portuguesa do Medronho.

Com este protocolo, a autarquia pretende “ter um organismo especializado na área uma vez que o Município pretende instalar uma destilaria no lagar e, desta forma, temos apoio e acompanhamento especializado em todas as fases de implementação deste projeto”, explicou, na ocasião, ao mediotejo.net Paulo César Luís, vice-presidente da Câmara de Vila de Rei.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *