A 9ª edição do Festival do Achigã que decorreu em sete restaurantes do concelho de Vila de Rei, entre os dias 3 e 11 de outubro, deixou rendidos os visitantes que ali se deslocaram para conhecer os sabores do concelho e descobrir as melhores iguarias confecionadas com este peixe do rio.
Achigã frito com molho de vinagrete, achigã grelhado, açorda de ovas ou arroz de achigã com lagostim foram algumas das ementas que puderam ser degustadas nos restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico no concelho de Vila de Rei.
Na edição de 2015, foram sete os restaurantes aderentes onde se puderam provar os sabores onde o achigã foi o ingrediente principal, fazendo com que muitos clientes viesse propositadamente à procura destas iguarias: Albergaria D. Dinis (Vila de Rei), Churrasqueira Central (Vila de Rei), Fifty-Fifty (Vila de Rei), O Eléctrico (Relva), O Cobra (Vila de Rei), Paraíso do Zêzere (Zaboeira) e Tasquinha da Vila (Vila de Rei).
De acordo com a autarquia local, os estabelecimentos aderentes foram unânimes em reconhecer o sucesso desta nona edição do evento, tendo o restaurante “O Elétrico” destacado que “a adesão de pessoas ao Festival foi muito boa, não esperávamos inclusive tanta gente, superou largamente as últimas edições”. Também a Albergaria D. Dinis referiu “a boa adesão do público que gostou bastante dos nossos pratos” e que vão continuar a disponibilizar o achigã na ementa mesmo após o festival gastronómico. A “Tasquinha da Vila” salientou que “muitas pessoas deslocaram-se ao nosso restaurante propositadamente à procura dos pratos de achigã”.
Paulo César Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei e responsável pelo pelouro do Turismo, salientou que “os festivais gastronómicos de Vila de Rei são já uma referência no calendário gastronómico da região Centro”, tendo feito notar que “os restaurantes do concelho são já reconhecidos pela sua elevada qualidade”