As aldeias de Água Formosa, Alcamim, Fernandaires e Zaboeira, no concelho de Vila de Rei, são candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, que pretende eleger as sete mais maravilhosas aldeias do país.

A aldeia de Água Formosa concorre na categoria de “Aldeias Autênticas”, enquanto que Alcamim, Fernandaires e Zaboeira farão parte da categoria de “Aldeias Ribeirinhas”.

O concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, organizado à escala nacional, pretende promover o património cultural e natural inigualável, numa lógica de promoção turística de lugares únicos que, cada vez mais, despertam a curiosidade dos visitantes.

De 21 a 31 de março, um painel de 49 especialistas irá, entre uma longa lista de candidatas, escolher as 49 aldeias pré-finalistas do concurso, que serão posteriormente reveladas a 7 de abril. A fase de votação nas aldeias selecionadas terá início a 3 de julho, com Galas em direto transmitidas pela RTP.

Ricardo Aires, presidente do município vilarregense, destaca em nota de imprensa que “o concelho de Vila de Rei apresenta um património cultural e turístico bastante diversificado, marcado por paisagens e por uma beleza ímpares. As quatro aldeias que apresentamos a concurso – Água Formosa, Alcamim, Fernandaires e Zaboeira – são quatro exemplos desse potencial que possuímos e cremos que a sua participação no concurso ‘7 Maravilhas – Aldeias’ pode contribuir ainda para a sua maior valorização e divulgação.”

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.