Praia fluvial do Penedo Furado. Foto: mediotejo.net

Foi uma das três finalistas do concurso Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de Rios, em 2012, e é um dos paraísos escondidos do concelho de Vila de Rei. É o Penedo Furado, uma praia fluvial de beleza única, onde as águas límpidas se misturam com a natureza envolvente e onde os mais aventureiros podem partir à descoberta das quedas de água “escondidas”.

Zaboeira, Fernandaires, Bostelim, Pego das Cancelas e Penedo Furado são as cinco zonas balneares do concelho de Vila de Rei. Cada uma com as suas caraterísticas, é o Penedo Furado o ex-libris do concelho e o local que atrai mais visitantes durante os dias quentes de verão, na sua grande maioria, vindos de concelhos limítrofes.

É impossível ficar indiferente a este espaço de grande beleza natural que nasceu da pequena Ribeira de Codes. O Penedo Furado, localizado num vale, com uma paisagem natural deslumbrante de rochas e árvores, tem uma zona principal para banhos, com água límpida, que se torna ideal para crianças devido à pouca profundidade desta piscina natural.

Queda de água "escondida" que pode ser vista ao fazer o percurso pedestre na zona do Penedo Furado (Foto: mediotejo.net)
Queda de água “escondida” que pode ser vista ao fazer o percurso pedestre na zona do Penedo Furado. Foto: mediotejo.net

Mas para os mais aventureiros que gostem de percorrer trilhos e estejam dispostos a fazer um caminho de aproximadamente 10 a 15 minutos, junto à ribeira, vão ter a oportunidade de se deslumbrar com as chamadas “Piscinas”, uma queda de água natural que deixa os visitantes de boa aberta pela sua beleza natural. Ali, podem banhar-se nas águas límpidas e, se continuar o percurso pedestre, um pouco mais acima, descobre outra cascata magnífica.

Na Praia Fluvial do Penedo Furado, o visitante pode encontrar um conjunto diversificado de infraestruturas: bar, WC, chuveiros, parques de merendas equipados com grelhadores, parque infantil para os mais pequenos, além de ter boas condições para a prática do campismo e estacionamento junto à zona balnear. De referir que a praia fluvial tem vigilantes em permanência.

A chamada zona das "Piscinas", onde se pode tomar uma banho refrescante (Foto: mediotejo.net)
A chamada zona das “Piscinas”, onde se pode tomar uma banho refrescante. Foto: mediotejo.net

Este local permite ainda a realização de diversas atividades desportivas como o pedestrianismo, escalada, rappel ou slide.

Não deixe de fazer uma caminhada pela área envolvente da Praia Fluvial do Penedo Furado, seja para ir à descoberta das fabulosas quedas de água ou então para visitar o Miradouro do Penedo Furado onde se pode apreciar o rochedo gigante com uma enorme abertura que dá nome a este local e ainda poder apreciar a denominada “Bicha Pintada”, localizada abaixo do miradouro, que é um fóssil que, segundo alguns estudiosos, deverá ter mais de 480 milhões de anos.

“Pela sua beleza e conjunto assinalável e diversificado de fatores de atração, por já existir há tanto tempo (desde os anos 50) e ter sido agraciada com diversas distinções, entre elas ter sido uma das finalistas de melhor praia fluvial do país, faz com que atraia cada vez mais pessoas”, refere Paulo César Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei e vereador responsável pelo pelouro do turismo, a propósito do Penedo Furado.

Zaboeira, Fernandaires, Bostelim e Pego das Cancelas

Mas no concelho de Vila de Rei, há mais segredos escondidos onde os visitantes se podem banhar nestes dias quentes de verão.

Vila de Re_Zaboeira_Foto CMVRA zona balnear da Zaboeira é outra das sugestões para se poder suportar as elevadas temperaturas desta época do ano. Localizada junto à típica aldeia beirã com o mesmo nome, este é um local onde a beleza da floresta se mistura com as diferentes tonalidades de azul e verde da água da albufeira de Castelo do Bode. Equipada com uma piscina flutuante, para adultos e crianças, a zona balnear da Zaboeira ostenta a bandeira Qualidade de Ouro 2016, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza que assenta sobretudo na qualidade excelente da água nas cinco últimas épocas balneares.

A Praia Fluvial de Fernandaires tem Qualidade de Ouro, de acordo com o galardão atribuído pela Quercus (Foto: CMVila de Rei)
A Praia Fluvial de Fernandaires tem Qualidade de Ouro, de acordo com o galardão atribuído pela Quercus. Foto: CMVila de Rei

A partir da Zaboeira, pode seguir em direção a Fernandaires, outra zona balnear do concelho de Vila de Rei, localizada na albufeira de Castelo do Bode e que também recebeu o galardão de Praia Qualidade de Ouro 2016. Ali, o visitante tem ao seu dispor uma piscina flutuante, com espaços para crianças e adultos, além de um bar, wc´s, chuveiros, além de um vigilante que assegura a segurança da piscina durante a época balnear.

Outra sugestão, vai para a Praia Fluvial do Bostelim, situada na freguesia da Fundada, que este ano recebeu pela primeira vez a Bandeira Azul, para além de ser uma praia acessível, que permite a utilização por parte de visitantes de mobilidade reduzida.

Situada perto da ponte sobre a ribeira do Bostelim, esta praia, inaugurada em 2007, desenvolve-se em zona florestal montanhosa próxima da povoação de Cabeça do Poço, nas margens da Ribeira da Isna, entre a freguesia da Fundada e São João do Peso.

O espaço da praia fluvial do Bostelim acolhe também o Parque de Campismo Rural, onde tem início o percurso pedestre Rota do Bostelim de 9 kms, entre levadas, açudes, moinhos e uma ponte centenária.

Praia Fluvial do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, entre a freguesia da Fundada e São João do Peso (Foto: mediotejo.net)
Praia Fluvial do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, entre a freguesia da Fundada e São João do Peso. Foto: mediotejo.net

A praia fluvial do Bostelim, com espaço de relva e de areia, dispõe de uma cadeira anfíbia que permite o acesso à água por pessoas de mobilidade reduzida e serviços de bar/esplanada, parque de merendas com grelhadores, WC públicos/balneários, instalações sanitárias para deficientes, posto de primeiros socorros, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, uma fonte/ponto de água e nadador-salvador em permanência.

Por último, o Pego das Cancelas, zona balnear que, segundo Paulo César Luís, “é aquela que é menos procurada por visitantes de fora e mais aproveitada por gentes de Vila de Rei por ser a mais calma e ter um maior número de sombras”.

Praia Fluvial do Pego das Cancelas, outra das opções para se refrescar no concelho de Vila de Rei (Foto: CMVila de Rei)
Praia Fluvial do Pego das Cancelas, outra das opções para se refrescar no concelho de Vila de Rei. Foto: CMVila de Rei

A zona fluvial do Pego das Cancelas, pertencente à freguesia de São João do Peso, está localizada perto do monumento nacional a Ponte dos 3 Concelhos e revela-se um espaço ideal de sossego e de contacto com a natureza. Dispõe de bar, socorrista, parque de merendas e parque de estacionamento.

Com 50 kms de margem da albufeira de Castelo do Bode, o concelho de Vila de Rei oferece aos seus visitantes diferentes tipos de zonas balneares para desfrutar de um verão em grande.

Atreva-se e… bons mergulhos!

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *