O sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, concelho de Mação, vai ser alvo de escavações arqueológicas entre os dias 22 de maio e 6 de junho, sendo que esta campanha aceita a participação de voluntários. Este património romano, descoberto nos anos 40 do século passado, tem motivado investigações e publicações, tendo inclusive decorrido uma exposição no Núcleo Museológico de Ortiga promovendo objetos do espólio e coleção de achados arqueológicos ao longo das últimas décadas.
“Com o intuito de recolher mais informação sobre este sítio romano o Município de Mação, através do seu Museu, está a promover uma campanha de escavações arqueológicas que responda à vontade expressa dos maçaenses em dotar o espaço de condições para visitas”, sendo que no último trimestre de 2022 foram realizadas prospeções geoelétricas no sítio arqueológico de Vale do Junco “que mostraram o grande potencial deste espaço” e que erguem a intenção de maior valorização e promoção junto da comunidade e turistas.

Nesta nova campanha de escavações, o museu e o município pretendem “valorizar o seu património através da integração e interação da comunidade em ações conjuntas que promovam a aquisição e partilha de conhecimentos”, convidando a população a participar nas escavações arqueológicas.
As inscrições são limitadas, devendo os interessados contactar o Museu para se juntarem à equipa de trabalho entre os dias 22 de maio e 6 de junho. Para informações e registos, contactar pelo e-mail museu@cm-macao.pt ou pelo telefone 241 571 477.
Será o investigador Fernando Coimbra a coordenar os trabalhos arqueológicos na Estação Arqueológica de Vale do Junco, em Ortiga, onde foi identificado um balneário romano durante os trabalhos conduzidos por João Calado Rodrigues em 1940, mas cujos últimos trabalhos ocorreram nos anos 80, por Rogério Pires de Carvalho.

As novas escavações estão programadas para arrancar a 22 de maio, com aval da DGPC, num projeto previsto para quatro anos.
Em dezembro do ano transato, foi inaugurada no Núcleo Museológico de Ortiga a exposição temporária e ainda vigente “Vale do Junco e o Passado Romano no Território de Mação”, na qual constam diversos objetos do espólio encontrado no balneário romano da freguesia.
A Estação Arqueológica de Vale do Junco, situa-se na freguesia de Ortiga, sendo um sítio arqueológico classificado. Trata-se de um povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de 2 hectares.
A poucos metros das margens do Tejo existem vestígios de conheiras, sendo que no povoado são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues. No local existem também à superfície vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas possivelmente visigóticas. Os muros romanos retilíneos do balneário são perfeitamente visíveis, bem como os pavimentos de opus signinum.
NOTÍCIAS RELACIONADAS