O Médio Tejo já tem a sua aldeia rainha: Dornes foi a grande vencedora da iniciativa 7 Maravilhas de Portugal (na categoria Aldeias Ribeirinhas) levando a melhor sobre a sua adversária, a igualmente bela Santa Clara-a -Velha. O veredicto chegou pouco antes da meia-noite deste domingo, 3 de setembro.
Após anunciarem os resultados da votação, os apresentadores da Gala da RTP, Catarina Furtado e José Carlos Malato, chamaram ao palco, para receber o troféu, o presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, e a madrinha desta candidatura, a atriz Patrícia André.

Emocionado, o autarca disse que receber este prémio “é uma enorme felicidade”, agradecendo à claque e a todos os que votaram em Dornes. “Este é um prémio que vai valorizar as aldeias ribeirinhas e Portugal”, disse, admitindo algumas lágrimas de alegria.

Foi em julho deste ano que a organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias revelou quais eram as 49 aldeias pré-finalistas que iriam a votos, sendo o Centro a região de turismo com maior número a concurso.

De todas as aldeias nomeadas, Dornes era a única que se encontrava a representar o Médio Tejo nas aldeias pré-finalistas das 7 Maravilhas, na categoria aldeias ribeirinhas, e nem mesmo o facto de ter sido atingida pelos incêndios neste verão destronou a sua ambição de ser a rainha do Médio Tejo.
Esta aldeia de encantar, apesar de todos os contratempos, acabou mesmo por ter o seu final feliz.