Em comunicado, a ULS do Médio Tejo indica que as unidades móveis irão circular a partir de fevereiro nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei, direcionando-se especialmente às “populações de zonas mais afastadas, com menor densidade populacional e dificuldades de acesso aos serviços” de saúde.
“Cada carrinha, adaptada para cuidados de saúde primários, inclui espaço clínico e material necessário para tratamentos e consultas de enfermagem”, indica a ULS Médio Tejo.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto, que arranca em fevereiro, visa garantir “condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida e ligação aos sistemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo registo e continuidade dos cuidados”, salienta a instituição.
Na nota informativa, a ULS explica ainda que a atividade das unidades móveis centra-se nos cuidados de enfermagem, acompanhamento de pessoas com doença crónica, vacinação, apoio à correta toma de medicação, identificação e acompanhamento de pessoas em situação de dependência, promoção da literacia em saúde e rastreios.

Nesse sentido, e numa fase inicial, cada unidade terá programação regular por concelho, definida com os cuidados de saúde primários respetivos. Todos os atendimentos de manhã ocorrem habitualmente entre as 9h00 e as 12h00, enquanto os da tarde decorrem entre as 14h00 e as 16h00, situando-se os locais de paragem junto às Juntas de Freguesia, Centros de Dia ou Associações locais.
Uma unidade servirá Vila de Rei, Sardoal, Mação, e Abrantes, enquanto a outra circulará por Alcanena, Tomar e Torres Novas, com “teleconsulta sempre que necessário”, sendo que cada equipa terá um enfermeiro e um assistente operacional.
A Unidade Móvel 1 foca a sua operação no início e final da semana útil, servindo os concelhos de Vila de Rei e Sardoal sobretudo às segundas e sextas-feiras. Às segundas-feiras, esta unidade percorre diversas localidades de Vila de Rei, como Casais Baixo, Aivado, Vale das Casas, Fundada, S. João do Peso, Milreu e S. Martinho, em semanas alternadas do mês. Às sextas-feiras, o serviço é direcionado ao Sardoal, abrangendo Santiago de Montalegre, Presa, Valhascos, Panascos, Andreus e Cabeça das Mós. O concelho de Mação é abrangido às quartas-feiras em Vales de Cardigos e Amêndoa, enquanto em Abrantes as deslocações ocorrem às quintas-feiras pelas localidades de Fontes, Martinchel, Vale das Mós e S. Facundo.
Por sua vez, a Unidade Móvel 2 dedica as suas terças-feiras ao concelho de Alcanena, percorrendo uma vasta lista de localidades que inclui Vila Moreira, Monsanto, Covão do Coelho, Vale Alto, Malhou, Espinheiro, Louriceira, Bugalhos, Moitas Vendas e Serra S. António, distribuídas ao longo das várias semanas do mês. Para os concelhos de Tomar e Torres Novas, os dias são ajustados às necessidades locais. Em Tomar, as localidades de Alqueidão e Vale Venteiro recebem a unidade às quintas-feiras com a particularidade de oferecerem também consultas de telemedicina.
Já em Torres Novas, o atendimento em Pedrogão e Meia Via acontece às quartas-feiras em semanas alternadas. Toda a calendarização detalhada é divulgada localmente em articulação com os municípios e as unidades de saúde respetivas.

“Estas carrinhas de saúde vão percorrer o Médio Tejo para cuidar das pessoas onde vivem. É um momento marcante, que aproxima a saúde das comunidades”, destaca o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, citado na nota.
Casimiro Ramos salienta que as unidades “não substituem o médico de família, mas reforçam a proximidade dos cuidados” de saúde, numa “uma estratégia definida há dois anos e que agora ganha forma com a chegada das viaturas”.
“Vamos continuar a trabalhar para garantir que os cuidados de saúde chegam a todos, com proximidade, atenção e cuidado, independentemente do local onde vivem”, acrescenta.
A ULS Médio Tejo gere três hospitais – Abrantes, Tomar e Torres Novas – e 35 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, dando resposta direta a cerca de 170 mil utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.
C/LUSA
