O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou hoje que o troço da Estrada Nacional (EN) 2 que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis vai ser reabilitado, num investimento de 10 milhões de euros. O governante passou hoje por Abrantes, Sardoal, Vila de Rei, Sertã e Ponte de Sor onde ouviu e registou vários pedidos dos autarcas locais.
O governante, que falava aos jornalistas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no terceiro dia da viagem que está a fazer pela EN 2, com o objetivo de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro, acrescentou que as Infraestruturas de Portugal (IP) vão lançar o concurso da empreitada, com uma extensão de 43 quilómetros.
Para o governante, este investimento é “absolutamente essencial”, uma vez que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e a cidade estão a ter um “desenvolvimento notável”.
“O projeto cresceu muito (aeródromo) em termos económicos, em termos de projeção, em termos de números e de impacto no PIB nacional e, por isso mesmo, as infraestruturas têm de garantir que funciona”, disse.
O governante disse ainda que o Itinerário Complementar (IC) 13, que atravessa o distrito de Portalegre, também é para concluir “em toda a sua extensão”.
Numa nota enviada à agência Lusa, fonte do Ministério das Infraestruturas indica que a intervenção de beneficiação e requalificação da EN 2 vai ocorrer entre os quilómetros 425,0 e o 467,9.
A intervenção, segundo a mesma fonte, tem como objetivo “reforçar as condições de segurança e circulação”, atendendo a que o seu atual estado de conservação “é considerado insatisfatório”.
A empreitada incluirá trabalhos que visam a melhoria do sistema de drenagem, a recuperação da capacidade estrutural do pavimento, o reforço da estabilidade dos taludes e, ainda, a atualização dos equipamentos de sinalização e segurança.
Pela sua extensão (43 quilómetros) e natureza dos trabalhos a executar, a fonte do Ministério das Infraestruturas indicou ainda que esta empreitada conta com um prazo de execução de 540 dias, exigindo o lançamento de um concurso público internacional.
Ministro Miguel Pinto Luz visitou Vila de Rei em deslocação pela EN2
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esteve esta quarta-feira, 23 de outubro, em Vila de Rei, numa visita integrada no roteiro pelos municípios atravessados pela Estrada Nacional 2, com o objetivo de acompanhar projetos em curso e reunir com os autarcas locais.
O encontro teve início no Centro Geodésico de Portugal, onde o governante foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, e pelo deputado Ricardo Aires.
Sob o lema “Ver para fazer”, a deslocação do Ministro teve como objetivo avaliar as necessidades do concelho nas áreas da mobilidade, habitação e desenvolvimento territorial.
O presidente Paulo César Luís teve oportunidade de apresentar pessoalmente algumas das reivindicações de Vila de Rei alusivas à EN 2, relacionadas nomeadamente com “as acessibilidades às aldeias de Silveira e Milriça, à Bica da Milriça e à Associação de Caça e Pesca de Vila de Rei, que abrangerá também o acesso ao novo Heliporto, que se encontra já em fase de projeto.”




Durante a passagem pelo concelho, Miguel Pinto Luz visitou o Museu de Geodesia, onde carimbou o passaporte da EN2 e provou o tradicional “Bolo de Chocolate + Feio de Vila de Rei”. A visita incluiu ainda uma paragem junto ao marco que assinala o Ponto Central da Estrada Nacional 2, símbolo do posicionamento geográfico privilegiado do Município de Vila de Rei.
Para além das situações referidas, Paulo César Luís aproveitou ainda para entregar ao Ministro uma pasta onde, para além das necessidades já referidas, apresentava também um pedido de resolução de constrangimentos na reabilitação da variante da EN2 entre Vila de Rei e Abrantes e a reabilitação, pavimentação e sinalização da ER348, entre a Ponte do Zêzere e Vila de Rei.
Sertã reforçou a necessidade de avançar com a EN238
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, está a percorrer a Estrada Nacional 2, entre Chaves e Faro, e esteve hoje na Sertã. O ponto de encontro foi o marco quilométrico 345 da EN2, onde a comitiva foi recebida por Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal, bem como por vereadores, membros da Assembleia Municipal e presidentes de Junta de Freguesia.
O percurso pela EN2, com paragens em diversos municípios, visa fazer a “radiografia” do interior do país, conhecendo no terreno os problemas e as propostas ao nível de infraestruturas, mobilidade e habitação.
Durante a visita, Carlos Miranda reuniu com o Ministro para abordar a situação da EN238, entre outros assuntos, destacando a urgência de avançar com o processo, a começar pelo estudo prévio e, posteriormente, pelo projeto de execução e etapas seguintes.




Miguel Pinto Luz comprometeu-se a agendar uma reunião de trabalho com os municípios da Sertã, Oleiros e Ferreira do Zêzere, para “abordar este tema com mais substância, para perceber os passos, projetos e custos e aquilo que podemos implementar”, sublinhando que “falta garantir a continuidade entre a A13 e o Fundão”.
Iniciada a 21 de outubro em Chaves, este roteiro ministerial pela EN2, intitulado “Ver para Fazer”, terminará em Faro no dia 24 de outubro.
Ministro na rota da EN2 com paragem em Sardoal
O Ministro das Infraestruturas e Habitação esteve também no Sardoal na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, no âmbito da viagem que está a fazer pela EN2, tendo sido recebido na Biblioteca Municipal pelo executivo sardoalense, onde degustou as tigeladas da Artelinho, “as melhores que já provou”.
Miguel Pinto Luz aproveitou o momento para carimbar o Passaporte da EN2 e para fazer uma videochamada com o presidente do Município, Miguel Borges, que se encontra em trabalho em Malta.
Na sua passagem pelo Sardoal, o Ministro tirou uma fotografia no marco da EN2 que se encontra no Parque de Merendas do Ribeiro Barato, tendo ainda apreciado o painel de azulejos que ali se encontra com o intuito de enaltecer os Tapetes de Flores que decoram as Capelas da Vila na Semana Santa e Páscoa.




“Ver para Fazer” é o mote deste roteiro pela EN2 que atravessa os 35 municípios, numa iniciativa organizada com o objetivo de fazer uma “radiografia das necessidades destas zonas do interior do país” e de ouvir dos autarcas dos concelhos atravessados pela mítica estrada.
O roteiro do Ministro Miguel Pinto Luz teve início no dia 21 de outubro, em Chaves, no KM 0 da EN2, e termina em Faro no dia 24, no KM 738.
c/LUSA

Exmos bom dia, tenho a agradecer o seu trabalho na divulgação dos diversos eventos a ocorrer e ocorridos na nossa região,assim como as referidas notícias com o intuito das populações estarem em despertas e mais informas do que se passa na região.
Parabéns e continue.
Manuel Domingos