O percurso dispõe de algumas estruturas de apoio e que reforçam a segurança no trilho, além de alguns pontos de lazer, como o miradouro sobre a zona de confluência dos rios Zêzere e Tejo. Foto: CMVNB

Depois de ser inaugurado em fevereiro de 2022, o Trilho Panorâmico do Tejo (GR12 E7 – Grande Rota do Tejo – Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol), no concelho de Vila Nova da Barquinha, recebeu agora a Carta de Homologação emitida pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a qual tem uma validade de 5 anos.

Unindo Vila Nova da Barquinha à vila de Constância, este percurso linear de cerca de 10,5 quilómetros é pontuado por diversos locais de interesse histórico, contando com o rio Tejo como fiel companheiro e com o verde da natureza como paisagem constante. Em permanente vigia encontra-se o imponente Castelo de Almourol, ex-libris barquinhense.

Integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), o trilho pode ser feito a caminhar ou a pedalar em qualquer altura do ano.

O investimento realizado pelo Município da Barquinha no Trilho Panorâmico do Tejo foi na ordem dos 300 mil euros, sendo que 85% do montante foi comparticipado por fundos comunitários. 

Descubra mais sobre este percurso

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Entre na conversa

2 Comentários

  1. Uma autêntica desilusão, até à utilização da palavra “panorâmico”, não faz qualquer sentido, pois o Tejo, basicamente só se vê junto ao castelo de Almorol e na confluência dos rios Tejo e Zêzere…
    Inclusive o facto de termos de caminhar na EN junto a Tancos, onde nem sequer existe uma berma definida para tal, parece-me que não faz sentido…

  2. Parece que a homologação é de secretária. Também homolgada a GR Zezere, tem que se caminha pela estrada para o Castelo de Bode que não tem bermas, é sinuosa, é uma zona propicia a nevoeiro que potencia um acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.