É já nos próximos dias 15 e 16 de abril que a Vila de Mação acolhe a comitiva do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 para a segunda ronda da competição. A organização do evento, a cargo do clube Trilhos do Norte, numa coorganização com o Clube MAC TT e a Câmara de Mação, apresenta este ano uma pista renovada, sunset’s, atividades ambientais e muitas novidades.
É aguardada uma jornada de nível elevado entre as equipas participantes nas várias categorias e classes. Paulo Ferreira e André Estima (Quetal), chega a Mação na liderança do Campeonato, depois do triunfo conseguido na ronda inaugural em Valongo, comandando a Classe Super Proto e a classificação Absoluta.
Na Classe Proto, Miguel Marques e Renato Machado (MM6018 Parts 4×4/Papelaria Americana), terá “responsabilidade” acrescida, defender a liderança – resultado do triunfo na prova de abertura, e o facto de correr praticamente em casa ou perto dela.
Na Extreme é a dupla Armando Sousa/Bruno Soares (Transgatão) quem lidera. Na Classe Promoção, Carlos Teixeira (RC Automóveis) e Paulo Silva (Team Sequeiros) não marcarão presença em Mação, deixando em aberto a luta pela vitória a um vasto leque de candidatos. Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) voltam a correr para a vitoria.
A envolvência maciça dos responsáveis do clube de Mação e do município em tornarem esta edição de 2023 diferente, reflete o aumento da popularidade da modalidade na região e a responsabilidade de realizar algo diferenciador, deu conta a organização. Para além da vertente desportiva, o evento terá este ano como pilares basilares a área social e ambiental, tornando-se um “eco evento” de Trial4x4.
Neste âmbito, a componente social está patente na parceria criada com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), unidade de Mação, tendo como finalidade envolver os utentes da instituição na organização, sendo realizado um co-driver juntamente com as equipas nas suas viaturas de competição, tal como o mediotejo.net noticiou AQUI, no âmbito da apresentação oficial do evento.
A vertente ambiental, será o continuar de um protocolo celebrado este ano entre o MAC TT e a Valnor, sendo realizadas várias ações ambientais no decorrer da prova, razão pela qual se designará como um “Eco Evento”, limpo e saudável.
A pista de Mação localizada nas imediações da Escola Fixa de Trânsito na entrada sul da Vila, vai acolher pela oitava vez uma competição de Trial 4×4, numa parceria que se estende com o Promotor do Campeonato Portugal Trial 4×4 desde o ano de 2014. Para esta edição, o MAC TT introduziu algumas alterações ao “palco” principal, caracterizado pela sua dureza, e pelos seus resistentes obstáculos, alguns dos quais as equipas têm de recorrer a guincho desde o início ao fim da prova.
Não ficando alheios ao esforço constante das equipas, principalmente dos navegadores, os responsáveis do clube local, para além de remodelarem o traçado, criaram para esta prova novos triais, estendendo o percurso para aproximadamente três quilómetros, tornando-a mais longa e competitiva.

Além das alterações e adaptações do circuito, o MAC TT redobrou atenção no que respeita à segurança da prova e do público, com o incremento de zonas de restauração cobertas e locais diversificados para o público assistir à prova em segurança. De destacar a criação de uma zona de público reservada a pessoas com mobilidade reduzida, e muitas vão ser as iniciativas que esta etapa do TRIAL 4×4 Mação vai trazer.
No que concerne aos acessos do publico à prova, os bilhetes podem ser adquiridos no dia do evento, depois de terem estado em pré-venda online. A entrada é gratuita para todas as pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência. Mais informações AQUI, na página do MAC TT-
A segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, decorre em Mação nos dias 15 e 16 de abril, com condições renovadas para o publico e pilotos, e com estacionamento grátis no local da prova. O evento conta ainda com sunsets 4×4 na sede do MAC TT e nos bares aderentes, com os DJ’s Rasilmar e Muamba.


