Foto: mediotejo.net

A pista junto à Escola Fixa de Trânsito, na entrada sul da vila de Mação, volta a ser palco do Campeonato Portugal Trial 4×4, recebendo a 2ª prova nos dias 15 e 16 de abril, numa organização da associação MAC TT – Clube TT de Mação e da Câmara Municipal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A iniciativa foi oficialmente lançada a 14 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Mação, onde se deu conta do que está previsto em termos de organização e parcerias, bem como as novidades em pista. A prova foi antecipada para abril para conseguir temperaturas mais amenas e favoráveis à iniciativa, nomeadamente em termos de público.

Este será o 8º ano que Mação integra o calendário de provas do Campeonato Portugal Trial 4×4 (CPT 4X4), e espera-se uma grande afluência de equipas participantes e de pessoas para assistir, sendo certo que o MAC TT tem trabalhado na melhoria de condições da pista, além de melhorias de segurança e das zonas destinadas ao público.

Foto: mediotejo.net

Em conferência de imprensa de apresentação da segunda prova do Campeonato Portugal Trial 4X4 – 2023, Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou a importância que o evento tem tido para o concelho a nível de promoção.

“Esta prova é um dos maiores eventos que o concelho de Mação tem, onde a Câmara faz uma grande aposta e que também só é possível realizar-se com o trabalho extraordinário da associação MAC TT, que ao longo dos anos tem conseguido honrar a nossa terra com a excelência da sua organização”, notou, agradecendo ao Clube TT de Mação a sua dinâmica e atividade em prol do concelho, sendo “um bom exemplo de vitalidade e de congregação de esforços em prol de um objetivo comum”.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação

O autarca registou com “satisfação” o facto de a associação ter formalizado na edição deste ano as parcerias com o CRIA e a VALNOR, tendo esta prova um cariz de solidariedade e inclusão bem como a vertente de sustentabilidade ambiental.

Por seu turno Rui Marques, presidente da Associação MAC TT, frisou o apoio condicional do município, agradecendo o envolvimento do CRIA e da VALNOR este ano. “É certamente o evento desportivo que mais pessoas traz a Mação ao longo dos últimos anos. (…) Esperamos este ano ter grande afluência de público, visto que o passado não foi tão bom quanto desejávamos. Que seja mais uma vez um sucesso”, disse. Segundo a organização a expectativa é receber entre duas a três mil pessoas no recinto e ambiciona-se chegar às 30 equipas participantes nesta prova, tendo em conta previsível inscrição de equipas da região.

Foto: mediotejo.net

A apresentação em termos de organização da prova, novidades e parcerias na vertente social e ambiental coube a Sérgio Santos, vice-presidente da associação MAC TT, que destacou as alterações ao circuito alargado e que terá uma extensão de cerca 3 km, bem como a crescente evolução em termos de segurança da prova e do público, aumentando as zonas de restauração cobertas e aumentando os locais onde o público pode assistir com maior segurança e comodidade. Haverá ainda uma terceira tenda de onde será possível assistir de zona privilegiada ao espetáculo dos triais 7 (subida de rocha), 8 (cruzamento de eixos) e 9 (subida de pedras), zonas bastante afamadas entre os conhecedores da pista.

Foram criados novos triais, e foram alternados consoante a dificuldade, numa pista que é conhecida pela dureza dos seus obstáculos, caso dos triais 5 e 10 que prometem dar dor de cabeça devido à acumulação de água e lama, uma vez que atravessam linhas de água não permanentes.

Contexto da 8ª edição da prova de trial do CPT 4×4 por Sérgio Santos, vice-presidente do MAC TT

Quanto ao protocolo de colaboração com o CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, através da Unidade de Mação, visa permitir que os utentes da instituição acedam à prova e possam experienciar momentos únicos, proporcionando uma aventura e vivência inéditas em quatro rodas, num veículo de competição.

Sérgio Santos disse que este ano esta prova será mais inclusiva, pois é sensível às necessidade em termos de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadores de deficiência.

A vertente inclusiva e social em parceria com a Unidade de Mação do CRIA

A 15 de abril, após as verificações técnicas, será proporcionada a experiência de co-driver para os utentes do CRIA que vão poder entrar nas viaturas de competição. Para assistir à prova será criado um local reservado destinado a pessoas com mobilidade reduzida e todos os utentes do CRIA irão receber t-shirts alusivas à prova de trial.

Perante este envolvimento com os utentes da Unidade de Mação do CRIA, Vítor Moura, presidente da direção do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, mostrou-se grato pela oportunidade.

“É com todo o gosto que nos vemos associados a este evento de natureza desportiva e motorizada”, disse, notando que os utentes do CRIA “são como qualquer um de nós, merecedores do nosso respeito, da nossa contribuição de toda a natureza, e por isso mesmo, eles estão aqui exatamente em Mação a tratar da sua capacitação e da sua inclusão na sociedade”.

Vítor Moura, presidente da direção do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes

O responsável pela direção da instituição referiu-se à importância desta parceria como forma de os utentes desenvolverem as suas aptidões, a par de outras parcerias com entidades na vila, nomeadamente a Câmara Municipal de Mação.

“A vertente ambiental e da inclusão social tratam uma realidade que tem de sair do papel”, disse Vítor Moura, crendo que “cada vez mais as barreiras têm que ser combatidas”.

Foto: mediotejo.net

O MAC TT celebrou este ano um acordo de colaboração com a VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA., com o objetivo de tornar a 2ª Etapa do Campeonato Portugal Trial 4×4 um EcoEvento.

Sandra Pedrogam, representante da VALNOR, falou sobre a substância do programa EcoEvento, e destacou ser a primeira vez que este é dinamizado em Mação. O objetivo é tornar os eventos “o mais sustentáveis a nível ambiental possível”.

Sandra Pedrogam, representante da VALNOR

Este estatuto permite diversas iniciativas, entre as quais a sensibilização e a disponibilização de ecopontos e contentores de reciclagem, bem como o incentivo à utilização de copos de plástico reutilizáveis – sendo objetivo a redução de resíduos produzidos no evento – por um valor simbólico de 1 euro, que será posteriormente canalizado para a compra de árvores, que serão posteriormente plantadas no Vale do Rato, propriedade da autarquia onde se tem efetuado várias ações de reflorestação. Em mente está a plantação de pinheiros mansos, não excluindo outras espécies que possam ser integradas.

Está previsto, no final do evento e após a contabilização da totalidade dos copos vendidos, o patrocinador FORESMAD – GESTÃO FLORESTAL, LDA. oferecer igual número de árvores para plantar, ou seja, serão plantadas o dobro de árvores em relação ao número de copos vendidos durante o evento.

Por outro lado, aliando a sustentabilidade ambiental à solidariedade e responsabilidade social, com todo o material reciclado recolhido durante a prova será entregue à VALNOR, esta entidade irá depois entregar um valor monetário correspondente ao organizador do evento, MAC TT, que, por sua vez, doará esse mesmo montante ao CRIA para aquisição de material didático para os utentes.

Campeonato Nacional de Trial 4X4 volta a passar por Mação em abril. Foto: arquivo/mediotejo.net

Os bilhetes para assistir à prova-rainha do desporto motorizado em Mação estarão em pré-venda exclusivamente online entre os dias 5 e 10 de abril no site www.mactt.pt, com um valor de 6 euros. Os bilhetes também podem ser adquiridos no próprio dia por 8 euros (não sócio) e 6 euros (sócio). Para crianças e jovens dos 12 aos 16 anos terá um preço de 3 euros (sócio) e 4 euros (não sócio), abaixo dos 12 anos a entrada é gratuita. É também garantida entrada livre para todas as pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência.

Além da adrenalina e intensidade com que se vivem habitualmente estes dias em torno da competição de trial, na edição deste ano acrescem motivos solidário para participar, usufruir do espetáculo e contribuir para o sucesso desta nobre iniciativa num gesto de inclusão e integração social e amigo do ambiente.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *