A estreia do projeto musical “100 Sentido”, banda de covers composta por jovens de Tramagal (Abrantes), teve direito a lotação esgotada arrancando muitos aplausos no seu concerto de estreia. O momento foi vivido na tarde de domingo, na Sociedade Artística Tramagalense (SAT), perante cerca de 80 pessoas, e o mediotejo.net esteve lá.
O grupo 100 Sentido é composto por Bruno Chambel (18 anos) à guitarra, José Fernandes (17 anos) à bateria, enquanto que Matilde Ibarra é a vocalista e Miguel Mendes o baixista, ambos com 16 anos. Embora cada um tenha os seus gostos pessoais e oiça o seu tipo de música, o fio condutor da banda parece já estar definido, situando-se em torno do Rock Progressivo e do Punk, explicou o baterista.
Nem a propósito, e não fosse a banda composta unicamente de juventude, o concerto teve início com “Smells Like Teen Spirit”, da banda norte-americana Nirvana. Seguiram-se covers de músicas de outras bandas estadunidenses como Green Day, Ramones, Bon Jovi ou britânicas como Radiohead.

A ideia de criar uma banda em altura de confinamento partiu primeiramente de José Fernandes e de Bruno Chambel. Como ambos já tocavam bateria e guitarra respetivamente, iam-se desafiando mutuamente a tocarem até que, ainda durante o período de aulas, começaram à procura de contactos e de quem é que estaria disponível para se juntar e fazer evoluir a ideia do duo para um grupo musical.
A estes dois jovens tramagalenses acabaram por se juntar Matilde, de Abrantes, e Miguel, de São Miguel do Rio Torto. Embora percorressem caminhos e frequentassem escolas diferentes os elementos do quarteto já se conheciam entre si.
Segundo José Fernandes, líder do conjunto, a criação do grupo surgiu “por diversão e para experimentarem tocar num contexto de banda”. Quando inquiridos sobre qual a mensagem da banda, foi também José quem deu a resposta, a qual é simples e indicada pelo próprio nome: “não fazemos sentido”.
Os jovens mostraram-se bastante contentes com o concerto de estreia, e fizeram questão de agradecer ao público tramagalense que esgotou a sala da SAT no primeiro espetáculo ao vivo da recém-criada banda, formada em período pandémico e reveladora da irreverência e do querer da juventude.
O objetivo por agora é continuar com atuações ao vivo e para o futuro a intenção é a de abranger géneros musicais diferentes no repertório, estando a banda já a estudar novos projetos de covers que fujam ao Punk e ao Rock. O grande objetivo, no entanto, é o de começarem a tocar originais, com músicas e letras próprias, algo que até já está em fase de experimentação, revelaram ao mediotejo.net.

Antes da estreia desta banda decorreu a audição da Escola de Música da SAT, a qual se iniciou com a classe de guitarra, com os alunos João Antunes e Mariana Pratas, passando depois para a de bateria com Joaquim Fernandes.
Para o próximo sábado, dia 28 de agosto, está agendado na SAT o concerto da Tagus Big Band para as 21h30, desta vez já com 75% da lotação disponível. Os bilhetes para este concerto – integrado nas comemorações dos 120 anos da SAT – têm o preço de 2€, ou de 1€ para sócios, famílias e grupos, sendo necessária a reserva de lugar através do email sat.bilhetes@gmail.com ou do número telefónico 926004132.