Município de Torres Novas atribuiu o nome de Helena Sentieiro ao Palácio dos Desportos. Foto: CMTN

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome Helena Sentieiro ao Palácio dos Desportos. O espaço desportivo passa agora a assumir a designação de “Palácio dos Desportos Helena Sentieiro”, figura do desporto de Torres Novas falecida a 10 de fevereiro de 2022.

Nascida no Porto em 1940, Maria Helena Lello de Caldevilla (Helena Sentieiro) licenciou-se no Instituto Nacional de Educação Física (INEF). Fez parte da equipa de voleibol federada do Lisboa Ginásio Clube e, após um estágio profissional num liceu de Lisboa, foi para Torres Novas, começando como professora de Educação Física na Escola Industrial de Torres Novas (atual Maria Lamas), acumulando com aulas no Colégio de Santa Maria.

Em 1971 acompanhou o seu marido, militar de carreira, numa comissão de Serviço em Angola onde deu aulas no liceu em Carmona (Uíge), pelo que foi nessa escola que a paixão pelo Andebol começou a despontar. Regressada a Torres Novas, criou uma equipa de Andebol Feminino a partir do Desporto Escolar, embora com alguma falta de aceitação por parte dos pais, uma vez que ainda persistia algum preconceito associado ao desporto feminino. 

Em 1974 um acidente deixou Helena Sentieiro de cadeira de rodas, mas a professora recuperou e readaptou-se ao seu novo estado, regressando ao ensino cerca de um ano depois como professora de Educação Física em cadeira de rodas, sem preocupações com a estranheza que poderia gerar essa tarefa.

De novo pegou na sua equipa de andebol do Desporto escolar e, em 1981, pela primeira vez, uma equipa de andebol Feminino do Clube Desportivo de Torres Novas ganhou o campeonato nacional da modalidade e simultaneamente a Taça de Portugal, quebrando a hegemonia, até então das equipas de Lisboa. A receção feita ao autocarro da equipa, com a Praça 5 de Outubro apinhada de gente e com a banda a tocar, foi exemplificativa dos momentos gloriosos conquistados para a cidade torrejana. A equipa representou ainda Portugal na taça dos campeões e participou no torneio internacional de Téramo, em Itália.

Em 2019 recebeu a homenagem Carreira/Figura Desportiva na 3.ª Gala do Desporto do Município de Torres Novas realizada em fevereiro de 2019.

O objetivo da atribuição do seu nome ao espaço desportivo torrejano para por “ser perpetuada a sua figura enquanto personalidade de extrema e reconhecida importância no desenvolvimento e afirmação do desporto no concelho de Torres Novas”, conforme referido em comunicado de imprensa.

Notícia Relacionada:

Torres Novas | BE propõe que Palácio dos Desportos passe a designar-se Helena Sentieiro

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *