O município de Torres Novas começou a desafiar a população torrejana a aderir à compostagem através da instalação dos dois primeiros compostores comunitários no concelho. Relembre-se que até ao final de 2023 os municípios portugueses estão obrigados a implementar um sistema de separação e reciclagem dos biorresíduos, os quais incluem os resíduos verdes (de jardins, por exemplo) e os resíduos alimentares.
Estes dois compostores comunitários, inseridos nos agrupamentos habitacionais junto ao parque infantil da Silvã, e na Avenida Sá Carneiro, junto ao Centro Escolar de Santa Maria, representam o primeiro passo dado pela autarquia torrejana no seu desafio à população para que esta adira ao projeto “Compostorres”, para que ali sejam depositados os resíduos orgânicos de forma prática e gratuita.
O processo de adesão é simples e está disponível a todos os interessados que residam nas áreas abrangidas, sendo que para aderir basta enviar um email para compostorres@cm-torresnovas.pt. Aos aderentes é entregue um balde para a separação dos biorresíduos e uma chave de acesso ao compostor, bem como informação útil sobre os procedimentos a seguir.
Deste processo resulta um fertilizante rico em nutrientes 100% natural que servirá para aplicar na horta ou no jardim, e que estará disponível para ser utilizado por todos aqueles que adiram à iniciativa.
“Desta forma, reduziremos a produção de resíduos e contribuiremos para a economia circular do concelho”, lê-se em informação municipal.