Foto DR

Este sábado, dia 1 de outubro, o Município de Torres Novas vai associar-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia nas comemorações do Dia Mundial do Coração, com a realização de diversas atividades físicas e desportivas.

O Jardim das Rosas será o palco de um conjunto de atividades para todos os públicos, entre as 10h e as 12 horas.

Pelas 10h, todos os interessados poderão participar numa caminhada (5 km) ou corrida (8 km), promovidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Torres Novas.

Às 11h, haverá aula de zumba e a finalizar, pelas 11h45, os participantes serão convidados a formar um “coração humano” para registo fotográfico.

Torneio de Jogos Tradicionais

Também este sábado, dia 1 de outubro, entre as 10h e as 12h30, no Jardim das Rosas, tem lugar um torneio de jogos tradicionais no âmbito do projeto intermunicipal “Olimpíadas do Médio Tejo”. Este encontro de apuramento permitirá o acesso à finalíssima de uma prova intermunicipal, agendada para dia 5 de outubro em Tomar.

A inscrição no apuramento é gratuita e não tem limite de idade e pode ser efetuada através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível em www.cm-torresnovas.pt e entregue na receção das Piscinas Municipais.

Os interessados podem escolher participar em um ou mais jogos entre os dez disponíveis: malha (de madeira); andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; e compostela.

Este projeto de valorização territorial conta com a participação dos treze municípios associados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, e tem como parceiros fundamentais as seguintes entidades: Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais; Instituto Português do Desporto e Juventude; Comité Olímpico de Portugal; Plano Nacional de Ética no Desporto; Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto; e a Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém.

“Os Jogos Tradicionais permitem fortalecer laços sociais e de solidariedade entre os praticantes, independentemente da idade, género, etnia ou classe social. Este carácter de inclusão é importante para despertar o sentimento de pertença à comunidade e fomentar o relacionamento entre gerações, ao mesmo tempo que se valorizam as memórias e as tradições do Médio Tejo”, refere a autarquia de Torres Novas em nota de imprensa.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *