No próximo domingo, dia 12 de novembro, o Centro Humberto Delgado (CHUDE), vai ser o palco de uma “Roda de Conversa” sobre a aldeia do Boquilobo, as famílias, as memórias, e sobre Humberto Delgado e outros torrejanos que lutaram pela liberdade. O encontro está marcado para as 15h00.
Esta iniciativa, que inclui uma visita guiada ao Centro Humberto Delgado, broas, castanhas, água pé e jeropiga, insere-se numa “ação de mediação com a comunidade, enquadrada metodologicamente no âmbito da sociomuseologia e da antropologia, com vista a promover a participação dos habitantes da aldeia de Boquilobo no CHUDE”, lê-se em nota informativa.
Esta “Roda de Conversa” tem ainda como objetivo a recolha de “testemunhos orais sobre as memórias da aldeia e da sua relação com a figura e o legado de Humberto Delgado”, o General que lutou pela liberdade ao opor-se ao regime de Salazar. Os participantes vão ainda visitar o Centro recentemente renovado.
Recorde-se que o CHUDE é agora um centro de estudos sobre o republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa, e que resulta da requalificação da antiga Casa Memorial Humberto Delgado.

Notícia relacionada: