PAN defende pombais contracetivos em Tomar para reduzir sobrepopulação de pombos na cidade. Foto ilustrativa: DR

A preocupação da autarquia, da população e de alguns partidos políticos com a sobrepopulação de pombos na cidade de Tomar tem sido notória e crescente, com a Comissão Política Distrital de Santarém do PAN a propor agora que o município instale uma rede de pombais contracetivos para reduzir a população destas aves na cidade. Segundo o partido Pessoas-Animais-Natureza, esta estrutura torna possível realizar um controlo eficaz, sustentável e económico da população de pombos de forma ética e inócua.

O referido método consiste em incentivar as aves a nidificar em locais específicos (proporcionando-lhes abrigo, alimento e água), sendo que, uma vez aí estabelecidos os ninhos, será possível para as equipas responsáveis cuidarem do espaço e retirarem os ovos, substituindo-os por outros artificiais, prevenindo assim o nascimento de novos espécimes de forma descontrolada.

Segundo nota de imprensa, este método implementado num Hospital em Nottingham (Reino Unido), permitiu a redução de 1200 para 65 animais em três anos, adiantando o PAN que este método, substituto “dos habituais e ineficazes de abate e de afugentamento” e que respeita assim as necessidades biológicas das aves, é também usado já há vários anos com sucesso em outras cidades europeias de países como a Alemanha ou a França.

“O método representa uma vantagem a nível de custos, de logística, de enquadramento paisagístico, de saúde e de higiene, uma vez que, concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves serão mais saudáveis e não mais irão mais procurar lixo, ou parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem, salvaguardando a preservação da salubridade e do património histórico da cidade”, lê-se ainda em informação enviada ao nosso jornal, relembrando o PAN que o Pombo-citadino é uma ave domesticada que se desenvolveu a partir de pombos selvagens e que os métodos empregues de controlo da sua natalidade devem “merecer o maior respeito para com o bem-estar animal”.

Tendo a proposta sido apresentada no dia 18 de agosto, o PAN “congratula-se com a boa recetividade do executivo da Câmara Municipal de Tomar a esta proposta, estando este a iniciar  reuniões preparatórias para a implementação desta rede de Pombais de controlo de natalidade dos pombos domésticos  na Cidade de Tomar”, escreve a comissão distrital de Santarém deste partido.

Notícia Relacionada

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *