Forbes destaca Tomar entre os melhores destinos culturais da Europa. Foto arquivo: Luís Ribeiro

Tomar foi distinguida como a 7.ª cidade cultural mais atrativa da Europa para visitar em 2026, de acordo com o ranking anual divulgado pela Forbes, em parceria com a European Best Destinations (EBD).

A seleção resultou de uma avaliação inicial de 40 cidades europeias, com base em critérios culturais quantificáveis, como a concentração de museus, diversidade de instituições culturais, relevância histórica, vitalidade criativa contemporânea e qualidade da experiência do visitante.

Na fase final, 22.093 viajantes de 131 países atribuíram classificações às cidades finalistas, avaliando o interesse em visitá-las em 2026, a autenticidade cultural e o apelo global.

Tomar obteve uma pontuação cultural final de 17,25 em 20, combinando a avaliação dos especialistas (17,0) com a dos viajantes (17,5). A cidade destaca-se pelo seu centro histórico, pela ligação ao rio Nabão e, sobretudo, pelo Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO e símbolo da herança templária.

A Forbes sublinha ainda a importância da Festa dos Tabuleiros, realizada de quatro em quatro anos, e da tradição dos tapetes de flores de papel que decoram as ruas, como expressões vivas da identidade cultural tomarense.

Tomar e a Festa dos Tabuleiros demonstram bairrismo, empenho e carinho da população para com a festa maior do município tomarense. Foto: Luís Ribeiro

No ranking liderado por Nicósia (Chipre), Tomar surge ao lado de cidades como Florença, Viena, Leuven, Verona, Oxford e Graz, reforçando a sua projeção internacional enquanto destino cultural de excelência.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *