A presidente da Câmara Municipal de Tomar vai apresentar hoje, na 30.ª edição da International Mayors Conference, em Telavive, Israel, a aplicação móvel “Smarter Fest”, usada na última Festa dos Tabuleiros para ajudar os visitantes, nomeadamente, a encontrar estacionamento.
Anabela Freitas disse à agência Lusa que será a única presidente de câmara a intervir num encontro de “Smart Cities”, dedicado à apresentação, sobretudo por parte de empresas, de contributos para a criação de cidades inteligentes.
A conferência internacional de presidentes de câmara, na qual Tomar participa pela primeira vez, é organizada pelo American Council for World Jewry, pelo American Jewish Congress e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, reunindo, desde domingo, “lugares fortemente marcados pela herança judaica”.
Anabela Freitas disse à Lusa que, na sua comunicação, a par da apresentação da aplicação móvel, será mostrado um vídeo promocional de Tomar, salientando que a Sinagoga da cidade é o segundo monumento mais visitado logo a seguir ao Convento de Cristo, que é Património da Humanidade.
O projeto “Smarter Fest” foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Tomar, em colaboração com a empresa SoftINSA, do grupo IBM, e com as forças de segurança PSP e GNR, bem como com a proteção civil municipal, com o objetivo de melhorar as condições de acesso e segurança num evento que, de quatro em quatro anos, atrai milhares de pessoas à cidade.
No âmbito do projeto foram criados dois centros inteligentes de operações para ajudar as autoridades de segurança a tomarem decisões em frações de segundo, disponibilizando, na aplicação móvel, informação útil aos visitantes, com o programa da festa, a localização dos parques de estacionamento e os diversos acessos à cidade.
Anabela Freitas disse à Lusa que um dos objetivos desta sua deslocação a Israel é também conseguir chegar ao mercado turístico norte-americano, divulgando a herança templária e judaica de Tomar, de que são os maiores símbolos o Convento de Cristo e a Sinagoga, antigo local de culto, encerrado no final do século XV, que alberga o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto e é monumento nacional desde 1921.
Em setembro, a autarca presidiu, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Rede de Judiarias de Portugal, aos trabalhos da primeira cimeira luso-espanhola das redes de judiarias, realizada em Córdoba por ocasião dos 700 anos da Sinagoga daquela cidade espanhola.
Em 2014, Tomar esteve representada com a sua Sinagoga na Feira Internacional de Turismo de Telavive, no âmbito da participação da Rede de Judiarias de Portugal promovida pela Entidade de Turismo do Centro.