As associações e coletividades do concelho de Tomar dispõem de mais tempo para se candidatarem ao Programa de Apoio ao Associativismo 2026, depois de a Câmara Municipal ter decidido prolongar o prazo de submissão das candidaturas até 11 de janeiro de 2026.
Segundo informação divulgada pela autarquia, a prorrogação aplica-se tanto a novas candidaturas como a processos já submetidos, sendo que, neste último caso, as entidades poderão proceder a alterações através de nova submissão da candidatura na plataforma online disponibilizada pelo município.
A formalização das candidaturas deve ser efetuada exclusivamente por via digital, através do portal da Câmara Municipal de Tomar, onde se encontram disponíveis os formulários e a informação necessária no separador Viver – Associativismo.
Para apoiar as associações durante o processo, o Gabinete de Apoio ao Associativismo mantém-se disponível para prestar esclarecimentos e auxiliar na submissão das candidaturas, mediante marcação prévia, através do endereço eletrónico associacoes@cm-tomar.pt ou do contacto telefónico 249 310 320.
Em nota divulgada, a autarquia recorda ainda a importância da atualização anual do Registo Municipal de Associação, procedimento obrigatório para as entidades que pretendam beneficiar dos apoios municipais. As associações que ainda não tenham efetuado esse registo são convidadas a regularizar a situação até ao termo do prazo agora alargado.
O Programa de Apoio ao Associativismo visa apoiar a atividade regular das associações e clubes do concelho, reconhecendo o seu papel na dinamização cultural, social, desportiva e recreativa de Tomar.
