Startup Alcanena. Foto: Nersant

Neste momento o espaço conta assim com duas empresas – uma já efetivamente instalada e outra a partir desta semana – estando a decorrer contactos com mais três empresas, as quais poderão vir a trabalhar na Startup, fez saber Nuno Silva, após ter sido pedido um ponto de situação por parte da vereação do PS.

A Startup Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da atividade empresarial, o qual resulta de uma cooperação entre a Nersant (Associação Empresarial da Região de Santarém) e a Câmara Municipal de Alcanena, visando-se assim potenciar o espírito empreendedor, o desenvolvimento económico e atrair investimento empresarial.

Em termos de funcionários, e ao abrigo do protocolo celebrado, existe uma pessoa afeta à Nersant que se desloca à Starup Alcanena pelo menos três dias para semana, cabendo à Câmara Municipal de Alcanena garantir a manutenção do espaço, explicou Nuno Silva, que deu ainda a conhecer que estão a ser estabelecidas conversações com a APIC (Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes) no sentido de esta se deslocar para aquele espaço.

A ideia é que a sede desta associação possa ficar alojada na parte superior do lado direito do edifício, havendo também a possibilidade de esta associação colocar em exposição as coleções que foram desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos, incluindo os diversos tipos de peças produzidas, como sapatos ou malas. Segundo o vereador Nuno Silva, foi feita uma proposta – com um valor de renda mensal, de forma a também se rentabilizar o espaço – que ainda não teve resposta por parte da Associação.

A Nersant e o próprio município alcanenense vão igualmente encetar esforços conjuntos no sentido de ser feita uma campanha mais “intensa” na divulgação do espaço, de modo a incentivar à sua utilização, deu nota o edil.

Nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, a APIC, em parceria com a Câmara Municipal de Alcanena e o CFPIC (Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado), promove no Museu da Arte e Indústria do Couro (MAIC), em Alcanena, o evento “Leather Days”, iniciativa onde os industriais e operadores da indústria de curtumes e do cluster do couro se reúnem para debater e analisar assuntos de interesse para o setor.

Notícia Relacionada:

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *