A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e a Câmara Municipal de Alcanena formalizaram a criação da Startup Alcanena, espaço que pretende potenciar o espírito empreendedor, o desenvolvimento económico e atrair investimento empresarial. A Startup Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da atividade empresarial.
Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas, a Nersant e o Município de Alcanena dão conta de ter vindo a trabalhar na criação de uma incubadora de empresas que “possa dar suporte aos novos negócios do concelho de Alcanena e àqueles que nela se pretendam instalar”.
O resultado deste trabalho de parceria foi oficializado no passado sábado, com a assinatura do protocolo entre o Município de Alcanena, representado pelo seu presidente, Rui Anastácio, e a Nersant, representada pelo seu presidente da direção, Domingos Chambel, para a criação e dinamização da Startup Alcanena.
“O apoio ao empreendedorismo e à criação de novos negócios é uma das prioridades da Nersant. A nossa associação tem trabalhado arduamente para garantir aos empreendedores uma rede de incubação regional que possa dar suporte às suas intenções de investimento na região”, fez saber o presidente da Nersant, acrescentando que “um dos nossos objetivos é, em parceria com os Municípios, criar centros de incubação de empresas que tenham como objetivo incentivar a criação de novas empresas e potenciais empresários, incentivando a geração de novas dinâmicas empresariais, a criação de riqueza e postos de trabalho”.
A Startup Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da atividade empresarial. A incubadora de empresas tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Alcanena nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo.
O espaço contempla uma sala para a instalação e funcionamento do Núcleo Nersant de Alcanena – onde a associação centrará toda a sua atividade de apoio ao tecido empresarial do concelho – bem como salas para a instalação de empresas recém-constituídas ou em vias de expansão. Ao Município, cabe a manutenção do espaço da Startup de Alcanena, situada nas instalações do Pavilhão Multiusos, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, e à Nersant a gestão das instalações, nomeadamente através da análise de candidaturas e cedência de espaços a empresas que ali se pretendam alojar.
A assinatura do protocolo entre a Nersant e a Câmara Municipal de Alcanena realizou-se no âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena 2022”, integrada no planeamento estratégico sustentável do Município, que está empenhado em tornar o seu território mais atrativo, criando condições para a fixação de pessoas e empresas, sendo prioritária a dinamização e a recuperação da economia e criação de emprego qualificado.
Para além da assinatura do protocolo entre a Nersant e o Município de Alcanena para a criação e dinamização da Startup de Alcanena, realizaram-se ainda a assinatura do protocolo para a criação do Complexo Sustentável Integrado de Instalações Industriais e/ou Logísticas (I&L) e a assinatura do Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento do projeto Ouro Líquido, entre os Municípios de Alcanena e Torres Novas. Foram ainda entregues os Galardões Acreditar Alcanena.
A cerimónia “Regenerar Alcanena 2022” encerrou com a visita e inauguração da Startup Alcanena, pelo presidente da direção da Nersant e pelo presidente da Câmara Municipal de Alcanena.
Marcaram presença, para além de vários representantes da Nersant e do Município, a presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, o secretário da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro e o
presidente da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais da Cortiça, Nuno Carvalho, entre outros convidados.
Foi dado o tiro de partida na demagogia do Senhor com anúncios e propaganda que parece o Estado Novo de Salazar. A partir de agora acaba os curtumes e começa a corrida ao OURO.
Alguns dos condecorados tem grandes negócios em vista com o EXECUTIVO ou será grande
concidência. Esperamos para ver .Os empregados nunca são galardoados porque quê?