Na reunião da Assembleia Geral, que decorreu no dia 20 de janeiro, não foi apresentada nenhuma lista candidata aos Órgãos Socias do clube. Foto: DR

O Sporting Clube de Abrantes (SCA) vai eleger novos Órgão Sociais. O clube, prestes a tornar-se centenário, convocou os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária, que terá lugar no próximo dia 20 de janeiro de 2023, pelas 19h30, na sede do clube, sita na Rua Capitão Correia de Lacerda, nº1, em Abrantes.

Em comunicado partilhado nas redes sociais, a Associação refere que “no caso de não estarem presentes, em primeira convocatória, o número suficiente de associados, a Assembleia reunirá em segunda convocatória, meia hora depois da hora marcada, com qualquer número de associados presentes”.

Durante a reunião serão eleitos os Órgãos Sociais, seguindo-se a Tomada de Posse. “As listas presentes ao ato eleitoral deverão dar entrada na sede do clube por correio ou enviadas para o email sportingdeabrantes@gmail.com, até às 18h00 do dia 19 de janeiro de 2023”, lê-se na mesma nota.

O Sporting Clube de Abrantes foi fundado a 18 de Maio de 1923, sendo a Filial nº 7 do Sporting Clube de Portugal. Teve origem no Grupo Recreativo Operário Abrantino, clube com poucos anos de existência e que, por intermédio do sócio José Carlos Certã, se filiou no Sporting, mudando o nome para “Sporting Clube de Abrantes”. O passado do clube quase centenário foi marcado por diversas modalidades em que se incluem o futebol, futsal, basquetebol, atletismo, xadrez e ténis de mesa. Atualmente o SCA conta apenas com a modalidade de atletismo, onde Susana Estriga treina os jovens desde a época 2009/2010.

Susana Estriga é a treinadora do Sporting Clube de Abrantes. Foto: arquivo mediotejo.net

Em carta aberta, publicada nas redes sociais a 13 de outubro, o Presidente da Comissão Administrativa, Miguel Fernandes dirigiu-se à comunidade e explicou o momento de crise que o clube atravessa. “A pouco mais de 7 meses de atingir a bonita idade de 100 anos, o Sporting Clube de Abrantes atravessa um momento de profunda reflexão. Ao longo dos últimos anos o clube manteve-se em atividade com a prática de Atletismo, modalidade suportada por uma estrutura unidimensional que se fez e continua a fazer valer de muita carolice”, notou.

O clube abrantino, que atualmente apenas conta com a modalidade do atletismo, apoia todas as crianças e jovens “com menores aptidões motoras, que com uma perseverança notável se esforçam semanalmente para ultrapassarem os seus limites, preparando-os para encarar a vida de frente e ajudando-os a ter a coragem de procurar ir mais além, dando sempre a mão ao próximo”, refere Miguel Fernandes.

O presidente da Comissão Administrativa do SCA iniciou o exercício das suas funções em 2019, “com a firme convicção de mudar o paradigma do clube, criando bases para um futuro firme, moderno, sustentável e promissor, mas não consegui cortar a meta”. Afirmando não ter atingido o seu objetivo, Miguel Fernandes reconhece que os esforços não foram suficientes. “Poderia de alguma forma escudar-me na pandemia e nas mil e uma incidências que afetaram o quotidiano de milhares de milhões de pessoas, mas seria desonesto fazê-lo, sabendo que deveria, assim como a minha equipa, ter feito mais. Muito mais!”

Três anos após assumir o cargo, Miguel Fernandes revela que ainda há objetivos e projetos por concluir. “Volvidos 3 anos os projetos continuam vivos na minha cabeça. Reabilitar a Sede do Clube, trazer de volta a mística do Xadrez, promover modalidades Indoor como o Ténis de Mesa e garantir melhores condições aos praticantes de Atletismo”, refere em mensagem divulgada na rede social do clube, datada de 13 de outubro.

No entanto, o presidente nota que o caminho não será fácil de trilhar sozinho e apela ao apoio da comunidade. “Sozinho será difícil concretizá-los e temo que o futuro próximo do clube possa estar comprometido. O Sporting Clube de Abrantes sempre se pautou pela pluralidade e pelo espírito aglutinador.  E é com este espírito que convido todos, sem excepção, quaisquer que sejam a suas preferências clubísticas e/ou partidárias, a associarem-se à preparação dos festejos do Centenário do Sporting Clube de Abrantes e a pensar os próximos 100 anos”, concluiu.

NOTÍCIA RELACIONADA

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *