Num fôlego, ti Maria apagou as três velas com os algarismos 104. Foto: António Ladeiras

Não é fácil tirá-la de casa, mas no domingo, dia 1 de março, Maria da Conceição Lopes foi festejar o seu 104º aniversário no restaurante Sabores do Pinhal, na Sertã. A acompanhá-la tinha os familiares mais próximos, dois filhos, netos, bisnetos, entre outros.

Ti Maria, como é tratada, é um fenómeno de longevidade e energia. Aos 104 anos, completados a 28 de fevereiro, continua a viver na sua casa, com autonomia e garante que assim vai continuar. Trata da lida da casa, das galinhas e dos pequenos canteiros com plantas e flores, porque da horta já desistiu. Continua diariamente a confecionar as refeições, lavar a roupa e passar a ferro, só contando com ajuda de uma empregada para as limpezas da casa.

Vive com o seu filho mais velho de 80 anos, ficando-se na dúvida de quem toma conta de quem.

Há cerca de um mês o mediotejo.net visitou a Ti Maria na sua casa na Codiceira, a poucos quilómetros da Sertã, reportagem que republicamos:

Sertã | Aos 104 anos, Ti Maria é fenómeno de longevidade e lucidez (c/vídeo)

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.