São cerca de 12 quilómetros com quase uma centena de curvas perigosas onde as derrocadas acontecem frequentemente. O troço da Estrada Nacional 238 entre a ponte do Vale da Ursa e Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, cujos autarcas reivindicam há anos a sua requalificação, conhece finalmente perspetivas de melhoramentos.
A Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pela estrada, lançou no dia 13 de março o concurso público para “elaboração do projeto de execução “ER238 – LD STM/CTB (KM 22+720) e prox. de Cernache do Bonjardim (KM 34+835)”, conforme anúncio publicado no Diário da República.
O valor base do procedimento é de 184 mil euros e o prazo para entrega das propostas ronda os 30 dias. Depois de adjudicado o serviço, o gabinete vencedor tem 225 dias para concluir a empreitada.
Por parte da Câmara Municipal da Sertã, os serviços técnicos já realizaram um primeiro levantamento das correções que a autarquia entende necessárias para melhorar aquele troço da ER238.
Em fevereiro, o Presidente da Câmara, José Farinha Nunes (PSD), adiantou que a proposta da câmara contempla corte de curvas mais apertadas, um viaduto e faixas de aceleração em locais onde for possível construí-las.
Anteriormente, o vereador Jorge Coluna (PSD), na qualidade de cidadão, dirigiu à Infraestruturas de Portugal (IP) algumas perguntas sobre a existência de projeto de requalificação da ER238. Nessa altura, em reunião de Câmara ficou decidido convidar-se oficialmente o Ministro das Infraestruturas para vir ao terreno conhecer o problema pessoalmente.