Sertã cancela eventos devido aos danos causados pela tempestade Kristin. Foto ilustrativa: DR

O município da Sertã decidiu cancelar a edição de 2026 do Festival de Gastronomia do Maranho e a Romaria a São Nuno de Santa Maria, na sequência da situação de calamidade que afeta o concelho. A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Miranda, num comunicado enviado ao nosso jornal.

Também a edição de fevereiro do Mercado “Produtos da Terra”, dedicada ao queijo e aos enchidos e prevista para este domingo, dia 15 de fevereiro, foi cancelada, devido às consequências da tempestade Kristin.

“Vivemos tempos excecionais, tempos de calamidade”, afirmou o autarca, sublinhando que há “pessoas e empresas com danos materiais consideráveis”, bem como “muitas pessoas em sofrimento”, num concelho que enfrenta agora “um território para reconstruir”.

Segundo Carlos Miranda, as prioridades do município ao longo de 2026 passam pela “reconstrução do território”, pela “proteção civil” e pelo “apoio às pessoas mais necessitadas”. No que respeita à reconstrução, o presidente da Câmara reconhece que o município conta com ajudas do Governo, mas alerta para a incerteza quanto aos montantes e prazos.

“Não sabemos com quanto, nem quando. E para podermos avançar de imediato, precisamos de dinheiro disponível, neste momento. Não podemos ficar à espera”, afirmou.

Na área da proteção civil, o autarca manifestou preocupação com a rede viária florestal, que ficou “inutilizada”, e com a necessidade de reforçar equipamentos para garantir a segurança do território. Já no plano social, admite que, mesmo após o acionamento de seguros e apoios governamentais, “é provável que o município ainda tenha de intervir em situações de fragilidade social e económica”.

Face a este contexto, o executivo municipal decidiu avançar com “cortes significativos nas despesas correntes”, de forma a libertar verbas para estas prioridades. “Vivemos tempos excecionais. E tempos excecionais implicam respostas excecionais”, reforçou o presidente da Câmara.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Foto: CMS

Entre as medidas adotadas, destaca-se o cancelamento do Festival do Maranho e da Romaria a São Nuno de Santa Maria. Carlos Miranda reconhece que “são importantes para o desenvolvimento do concelho, são investimento”, mas sublinha que, neste momento, “temos outras prioridades: a reconstrução e a segurança do concelho, e as pessoas com mais necessidades”.

No final do comunicado, o presidente da Câmara apela à compreensão da população e deixa uma mensagem de esperança: “Circunstâncias excecionais implicam medidas excecionais. Se tudo correr bem, e com a união e ajuda de todos, voltaremos mais fortes em 2027”.

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã fez um ponto de situação, nesta segunda-feira, dando conta de que o concelho entrou na fase de recuperação, após estar ultrapassada a fase de socorro, o que permitiu a desmobilização dos meios de apoio externos.

Na nota enviada ao nosso jornal, lê-se que a reposição da energia elétrica continua a decorrer, com a E-Redes a manter equipas no terreno, reforçadas ao nível da baixa tensão, sendo esta entidade responsável pela gestão das intervenções.

Foi ainda deixado um alerta para tentativas de fraude, com pessoas a fazerem-se passar por técnicos do município ou das juntas de freguesia, esclarecendo a autarquia que todos os técnicos se encontram devidamente identificados, devendo quaisquer suspeitas ser comunicadas à GNR da Sertã.

Nas redes sociais, a autarquia refere que foram identificadas situações de corte e recolha de madeira não autorizados, com indivíduos a fazerem-se passar por representantes do município da Sertã ou das Juntas de Freguesia, esclarecendo que não foi autorizada qualquer intervenção neste âmbito. O município apela à população para que, sempre que tenha conhecimento destas situações, contacte de imediato a GNR da Sertã, através do número 274 600 730.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *