Para assinalar a abertura ao público do Cable Park do Trízio, no concelho da Sertã, este sábado, dia 10 de setembro, vai ter lugar a iniciativa “Wake Open Days”, um evento que vai permitir aos visitantes o acesso gratuito à prática de wakeboard, wakeskate ou wakesurf em barco ou em cable.
O “Wake Open Days” vai decorrer durante este fim-de-semana, dias 10 e 11 de setembro, entre as 10h e as 20h e contempla ainda “animação com DJ’s convidados durante a tarde de sábado, assim como uma “festa de arromba” às 23 horas com a atuação do DJ Van Breda (DJ Oficial Swag On) e da Dupla Mete Cá Sets”, refere a nota de imprensa da autarquia da Sertã.
O “Wake Open Days” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, em parceria com a Wakeboard Portugal e com o Centro Náutico do Zêzere, com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, Nautique Portugal, Red Bull, Snoozy e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Recorde-se que o Cable Park do concelho da Sertã integra-se no conjunto dos cinco cable parks do Médio Tejo que constituem a primeira estância de Wakeboard do mundo e um verdadeiro resort para adeptos e praticantes daquelas modalidades, posicionando Portugal, concretamente a Albufeira de Castelo do Bode, como destino de eleição para a prática de desportos náuticos.
Em declarações ao mediotejo.net, fonte da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate disse que o cable de Sertã será o quarto de um conjunto de cinco cable parks que vão funcionar na albufeira de Castelo do Bode, na região do Médio Tejo.
“De facto já temos 3 cables abertos e estão a abrir de forma faseada. Fernandaires (Vila de Rei), Aldeia do Mato (Abrantes) e Lago Azul (Ferreira do Zêzere) já estão em funcionamento e este fim de semana abre o cable do Trizio, (Sertã)”, ficando apenas a faltar inaugurar o equipamento da Praia dos Montes (Tomar).
O equipamento visa potenciar turisticamente a albufeira de Castelo do Bode na região do Médio Tejo, tendo André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW), destacado na apresentação do projeto que esta vai ser “a primeira estância do mundo com ‘cable systems’ [sistema de cabos] em cinco localizações diferentes na região do Médio Tejo, todas elas com características únicas” e ligadas entre si num espelho de água com cerca de 30 quilómetros através de jangadas.
Esta estância funcionará com um modelo de gestão integrada, implementado em todos os cinco municípios, prevendo-se que o seu funcionamento seja do género “forfait” (tarifas para acesso às pistas) para um dia ou para uma semana, podendo ser utilizados os vários ‘cables systems’ instalados nas praias fluviais.