O tema das áreas de reabilitação urbana (ARU) no concelho da Sertã estiveram em discussão durante a última reunião do executivo camarário. O presidente da autarquia, José Farinha Nunes, informou que o trabalho de delimitação da ARU na Sertã está quase concluído.
A questão foi levantada pelo vereador Vítor Cavalheiro (PS) que questionou o presidente da Câmara sobre qual o ponto de situação da ARU da Sertã.
José Farinha Nunes respondeu que “a empresa já começou a fazer o trabalho da ARU da Sertã” e acrescentou que “em termos de delimitação, a área é muito abrangente, abrange o máximo que a legislação permite”.
Sobre a ARU de Cernache do Bonjardim, José Farinha Nunes respondeu que “vão avançar com a ARU daquela localidade” mas, salientou o autarca, “não podem ser apresentadas duas candidaturas (aos programas operacionais) em simultâneo”.
Perante as explicações do presidente da autarquia, o vereador Vítor Cavalheiro (PS) referiu que “andamos sempre na última carruagem em relação aos nossos concelhos vizinhos”.
José Farinha Nunes explicou que “a legislação pode ser alterada e temos de fazer as coisas com cautela. Estamos a trabalhar nisso”, referiu salientando que a preocupação da autarquia é cumprir os prazos para as candidaturas.
O autarca salientou que “o estudo na Sertã está a ser feito e que quando estiver concluído terá os contributos de todos”.
A delimitação das ARU vai permitir aos privados e ao sector público proceder a obras de recuperação com apoio financeiro comunitário no âmbito de candidaturas aos programas operacionais criados para o efeito.