De 14 a 17 de julho está aí mais uma edição do Festival de Gastronomia onde o maranho vai ser o rei. Anselmo Ralph, que atua este sábado à noite, o programa “Somos Portugal da TVI”, jogos tradicionais, diversos ateliês e música popular preenchem o programa do Festival que conta com as habituais tasquinhas na Alameda da Carvalha, na Sertã.
Naquela que é a 6ª edição do Festival que pretende dar a conhecer e potenciar a gastronomia e os sabores da cozinha tradicional local, bem como a própria região, são esperados cerca de 30 a 40 mil visitantes, segundo afirmou ao mediotejo.net José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Para além do maranho, podem ali ser degustadas outras iguarias como o bucho recheado, a sopa de peixe do rio, e, na parte dos doces, os famosos cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim, os coscoréis ou as merendas doces, tudo produtos típicos do concelho.
Basicamente nos mesmos moldes dos anos anteriores, esta 6ª edição do Festival do Maranho tem como grande destaque a presença do cantou Anselmo Ralph, com um espetáculo agendado para a noite de 16 de julho (sábado), no campo de jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã.

Conforme já tinha anunciado o presidente da autarquia da Sertã, as entradas no concerto de Anselmo Ralph serão pagas – o bilhete tem um custo de 5 euros – uma vez que “por ser um contrato mais avultado, são cerca de 50 mil euros para o artista, as entradas serão pagas porque queremos que o artista e pague a ele próprio”, referiu José Farinha Nunes.
Os bilhetes para o concerto de Anselmo Ralph podem ser adquiridos na Sertã e também através da Ticketline.
O Festival de Gastronomia do Maranho, que é já um marco no concelho da Sertã, tem um orçamento total de cerca de 200 mil euros e espera trazer à vila cerca de 40 mil pessoas.
Como é habitual, as tasquinhas e artesanato vão estar na Alameda da Carvalha e José Farinha Nunes deixa o desafio: “vale a pena vir sempre à Sertã, mesmo sem ser na altura do Festival, porque a Sertã gosta de receber bem, tem condições para as pessoas se sentirem bem aqui no concelho e, durante o Festival, tem muita variedade em termos de animação”.
Arte, sabor e tradição marcam este Festival do Maranho onde os visitantes poderão degustar esta iguaria típica da Sertã cujos aromas e sabores que predominam são o da hortelã e da carne de cabra ou borrego.
Recorde-se que já este ano, o maranho e o bucho da Sertã foram premiados no 6º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com a atribuição de três medalhas de ouro a dois empresários do concelho da Sertã (Casel, Lda. e Carnes Simões)
O Festival de Gastronomia do Maranho continua a ser uma aposta da Câmara Municipal da Sertã, entidade responsável pela organização do evento, como forma de divulgar a gastronomia regional enquanto potencial turístico e de desenvolvimento socioeconómico.
PROGRAMA COMPLETO DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA DO MARANHO:
Dia 14 de julho, quinta-feira:
18h – Bombos de Casal de Madalena
18h30 – Cerimónia de Abertura do Festival de Gastronomia do Maranho
19h30 – Filarmónica Aurora Pedroguense
21h – Concertinas da Sertã
21h30 – Concertinas de Cernache do Bonjardim
22h – Grupo Seca Adegas
23h – Sons do Minho
Dia 15 de julho, sexta-feira:
9h – Rota dos Pastores
11h30 – Atelier do Linho
14h – Vem aprender a fazer maranho
16h30 – Chef Mónica Pereira
18h30 – Multipower
21h – Big Band – Filarmónica União Sertaginense
22h30 – Nightmare & The Wolfmen
23h30 – Concerto Soul Brothers Empire
01h – DJ Hugo Rafael
Dia 16 de julho, sábado:
10h – Atelier de Cestaria
14h – Atelier de produção de aguardente de medronho
16h – Atelier de merendas doces
16h – Concerto José Cláudio & Catarina Brilha e seus alunos
18h – Aula de zumba
21h30 – Desfile de moda
21h – Concerto Still
22h30 – Conceryo PopXula
23h – Concerto – Os Red (1ª parte)
23h30 – Concerto Anselmo Ralph
01h – Concerto – Os Red (2ª parte)
Dia 17 de julho, domingo:
9h – Torneio de Sueca
13h45 – Jogos tradicionais
14h – Programa da TVI “Somos Portugal”
14h05 – Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim
15h – Grupo Seca Adegas
16h – Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno
17h – Grupo de Concertinas da Sertã
18h – Grupo Folclórico do Clube Bonjardim
19h – Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim
21h – Concerto – Os Dante
22h – Orquestra de Sopros – Filarmónica União Sertaginense