O município de Sardoal aprovou a gratuitidade das refeições para todas as crianças que frequentam o ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Sardoal. A proposta foi aprovada por unanimidade, em reunião do executivo.
A oferta das refeições escolares a todas as crianças até ao 2.º ciclo de escolaridade é uma realidade desde 2013, tendo “a sua relevância enquanto contributo para os orçamentos familiares” levado o município a estender a gratuitidade aos alunos do 3.º ciclo em 2024 e 2025, sendo agora a decisão mantida para 2026.
Na base da proposta aprovada encontra-se a “prioridade que o município sardoalense dá à educação enquanto fator decisivo na estratégia de desenvolvimento social e económico do concelho, assim como a preocupação de inserir nas políticas sociais o apoio às famílias com crianças e jovens em idade escolar”.
A autarquia indica ainda que, “face a alguns desafios financeiros que atravessam, manifestam, cada vez mais, maiores dificuldades em suportarem despesas indispensáveis e inadiáveis como são as da educação dos seus filhos”, apresentou esta proposta, aprovada por unanimidade, sublinha a nota divulgada.
