José Soudo vai dialogar e refletir sobre os paradigmas do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. Foto: Facebook José Soudo, por Marilyn Marques

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, é o local responsável por acolher o fotógrafo e investigador José Soudo que pretende refletir e dialogar sobre os paradigmas de Sebastião Salgado, reputado fotógrafo brasileiro. Nesta conversa agendada para este sábado, dia 31 de julho, às 17:45, pode contar igualmente com a apresentação do livro de José Soudo, “A Atribulada História do Casamento da Dona Luz com o Senhor Pixel”.

José Soudo detém um longo currículo na área da fotografia tanto ao nível do ensino como da investigação, sendo fotógrafo, investigador em História da Fotografia, curador, mestre em Fotografia Aplicada e especialista em Audiovisuais e Produção dos Media – Fotografia. Desde 1983 que leciona no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual).

Um pouco antes disso, às 17:00, é exibido o documentário “Vontade de Fazer”, dedicado ao artista plástico José Pimenta. Este documentário da Associação Palha de Abrantes conta com a realização de Paulo Margalho.

Esta iniciativa decorre no âmbito da exposição de fotografia “Êxodos”, de Sebastião Salgado – inaugurada a 5 de junho e patente até dia 7 de agosto – que resulta das viagens realizadas pelo fotógrafo durante um período de seis anos (1993 e 1999) por mais de 40 países.

Nesta coletânea, Sebastião Salgado, que já realizou inúmeras exposições e foi distinguido com diversos prémios, retrata a história de pessoas que, por circunstâncias históricas, foram obrigadas a deixar a sua terra natal, contando para isso com registos de imagens de fugas de migrantes e refugiados em diversas partes do mundo, de conflito de terras e da urbanização da América Latina.

A exposição, promovida pelo Espalhafitas/Palha de Abrantes, com o apoio do Município de Sardoal e com a parceira da Associação Cultural e Artística “Grande Coisa” e da GO Romaria Cultural, podendo ser visitada de terça a sexta-feira (16:00-18:00) e aos sábados (15:00-18:00).

cartaz sardoal josé soudo sebastião salgado

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *