Fernando Constantino Moleirinho, 77 anos, lidera a lista única candidata ao cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, estando o alto eleitoral marcado para este sábado, dia 18 de dezembro.
Fernando Moleirinho, que iniciou a sua vida profissional no ensino, foi presidente da Câmara de Sardoal durante 20 anos consecutivos e conta com um historial relevante ao nível da participação ativa na vida social, cultural e desportiva do concelho, tendo já desempenhado, inclusive, o cargo de vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia.
As eleições para os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vão decorrer no sábado, dia 18 de dezembro, em Assembleia Geral Extraordinária marcada para as 14:00, na sequência da renúncia dos membros da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal da Santa Casa, no dia 30 de outubro, tal como noticiado pelo mediotejo.net.
A Assembleia Geral Extraordinária, que vai decorrer na Sala de Refeições do Centro de Dia Senhor Jesus dos Remédios. tem um único ponto na Ordem de Trabalhos tratando-se, então, da eleição dos órgãos sociais – vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Mesa Administrativa e Conselho Fiscal – pelo período em falta do mandato social de 2019/2023.
De acordo com o Compromisso, a Assembleia Geral funcionará à hora marcada com metade dos irmãos da Irmandade da Misericórdia com direito a voto. Não estando preenchido o quórum constitutivo à hora marcada, a Assembleia Geral reunirá em segunda convocatória, meia hora mais tarde, com o número de irmãos presentes.
A Santa Casa da Misericórdia de Sardoal é uma Instituição com mais de quinhentos anos de existência. Primeiro funcionou como Confraria de Santa Maria da Caridade e, em 1800, foi fundado o Hospital que viria a ser, durante mais de um século, um local de cuidados de Saúde no Sardoal.
Atualmente, a Santa Casa da Misericórdia contempla um Lar de Idosos, Centro de Dia, Unidade de Apartamentos Lúcio Serras Pereira, Apoio Domiciliário e serve refeições nas Cantinas Sociais