Foto: CNTN

A nadadora Rafaela Mendes, do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), integrou a comitiva portuguesa no Campeonato da Europa de Juniores, que decorreu entre os dias 2 e 7 de julho em Samorim, na Eslováquia. A prova contou com a presença de 666 nadadores de 45 países, tendo a atleta do CNTN sido a primeira nadadora do distrito de Santarém a participar neste nível competitivo na disciplina de natação pura.

Rafaela Mendes iniciou a sua prestação nos 50 metros costas, sem alcançar os seus melhores resultados. No quarto dia de competição, participou na estafeta mista de 4×100 metros estilos, onde nadou o percurso de costas. A equipa estabeleceu um novo recorde nacional com o tempo de 1:03.79, que foi também um recorde pessoal para a atleta. No quinto dia, nadou os 100 metros costas, vencendo a segunda série com uma marca próxima da anterior. A participação permitiu-lhe obter o estatuto de alto rendimento.

Paralelamente, decorreu de 4 a 6 de julho, nas Piscinas Olímpicas de Rio Maior, o Campeonato Distrital, última prova do calendário regional da época 2024/2025. O CNTN obteve um desempenho de relevo, com um total de 38 títulos distritais, 22 medalhas de prata e 13 de bronze.

Entre os nadadores em destaque estiveram Duarte Mendes e Rita Valentim, que estabeleceram novos recordes do clube, bem como Afonso Pinho, Salvador Vieira, Beatriz Casal, Laura Correia, Clara Madureira e Margarida Formigo.

O CNTN encontra-se agora a preparar a participação nos Campeonatos Nacionais, embora com “constrangimentos ao nível do treino, devido à indisponibilidade das suas instalações habituais desde 1 de julho”, refere a informação divulgada. Os treinos decorrem atualmente em regime repartido entre piscinas do Entroncamento e de Tomar, numa solução temporária até ao final do mês.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *