José Fernando Martins com históricos do PS durante a campanha eleitoral para as eleições à Câmara Municipal de Mação. Foto: mediotejo.net

“O objetivo desta candidatura é ganhar a Câmara de Mação pela primeira vez para o PS desde que há eleições [pós 25 de abril de 1974], já tivemos uma outra oportunidade no passado que não se concretizou, mas é desta vez que se vai concretizar, temos toda a certeza e temos 30 razões para acreditar porque criámos condições para conquistar pela primeira vez para o Partido Socialista a Câmara de Mação fazendo aqui uma alternância democrática neste município que nunca se verificou ao longo destes 50 anos”, disse o cabeça de lista do PS, José Fernando Martins, na cerimónia de inauguração da sede de campanha.

Na cerimónia de inauguração da sede do PS em Mação, que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre presidentes de juntas de freguesia, populares, autarcas de outros municípios da região, do presidente da distrital e do presidente do PS, Carlos César, o candidato, atual presidente da União de Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso, natural de Mação e onde é conhecido por ‘Zé 30’, disse que “o futuro é agora” e que existem “30 razões para acreditar” na vitória eleitoral.

“E porquê 30 razões? 30 razões, porque podiam ser 50, mas porque efetivamente existe um 30 que é a principal razão para se poder acreditar que vamos ganhar a Câmara de Mação. Porque o 30, que sou eu, sem qualquer esconderijo, já vem ganhando eleições no concelho, em 2013, 2017 em 2021, quando os eleitores de Mação, da União de Freguesias, que representa 50 % do concelho e mais de 50 % dos eleitores, escolheram eleger para a Câmara Municipal um partido, um presidente, e escolheram eleger para a União de Freguesias outro presidente, de outro partido”, afirmou, tendo feito notar que o presidente de câmara eleito em 2021 pelo PSD, Vasco Estrela, que saiu esta semana do cargo para assumir a vice-presidência da CCDR Centro, não se poderia recandidatar ao cargo por estar a cumprir o terceiro mandato.

José Fernando Martins, 58 anos, bancário de profissão na pré-reforma, dirigente associativo experiente, antigo presidente da junta de freguesia de Aboboreira e ex-vereador da câmara de Mação, com assento na Assembleia Municipal desde 2013, ano em que foi eleito presidente da União de Freguesias de Mação, frisou que “não se está a fazer mais uma candidatura em Mação a ver se dá para eleger um vereador”, mas sim “para conquistar” a câmara.

“Eu conquistei para a União de Freguesias três maiorias absolutas e isto é sinal que as pessoas são suficientemente esclarecidas e são suficientemente maduras naquilo que querem, naquilo que gostam, e aquilo que o PS entendeu é que efetivamente existem 30 razões para acreditar”, declarou, tendo destacado a presença do presidente do PS, Carlos César, na abertura da sede.

“Isto quer dizer muito e acho que traduz muito bem qual é a aposta do Partido Socialista para o Conselho de Mação nestas eleições autárquicas que é a vitória”, afirmou.

PS aposta em José Fernando Martins para conquistar Câmara de Mação. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | JOSÉ FERNANDO MARTINS, CANDIDATO PS À CM MAÇÃO:

Questionado sobre as autárquicas deste ano e sobre o significado, em particular, da sua presença em Mação, em apoio a José Fernando Martins como candidato do PS a um município desse sempre governado pelo PSD, Carlos César disse que foi apoiar uma candidatura que visa quebrar um “enguiço” de 48 anos.

“Para mim, hoje, a vitória é a vitória na Câmara Municipal de Mação. É preciso quebrar o enguiço. O Partido Socialista está aqui numa candidatura que não é apenas uma candidatura de socialistas, é uma candidatura de socialistas e de não socialistas, empenhados na mudança, na inovação, empenhados num projeto que não pretende dividir, com entusiasmo, quebrar inércias, quebrar vícios que acontecem sempre quando um partido único fica muitos anos, muitos anos no governo e, convenhamos, que estar 48 anos à frente de uma Câmara Municipal sem que nunca mude o partido, 48 anos aliás é uma data curiosa, embora infeliz, não é bom para ninguém e não é bom para Mação”, declarou.

Carlos César, presidente do PS. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | CARLOS CÉSAR, PRESIDENTE DO PS:

Já o presidente da federação distrital do PS, Hugo Costa, disse, por sua vez, que o partido “encara a candidatura do José Fernando Martins, presidente da União de Freguesias, com grande esperança e com grande responsabilidade” nas autárquicas deste ano e na candidatura à câmara municipal.

“O PS Nacional tem muita confiança em que o PS vença pela primeira a Câmara Municipal de Mação, é uma das câmaras do país, poucas, que é liderada pelo mesmo partido desde o 25 de Abril, e todos sabemos que é importante que essa mudança aconteça, e que, do ponto de vista democrático, é importante a alternância. Ser o único concelho do distrito de Santarém que é liderado pelo mesmo partido desde o 25 de Abril, certamente não é uma boa notícia”, declarou.

“Por isso tenho toda a confiança que José Fernando Martins será eleito presidente da Câmara Municipal de Mação. É uma pessoa com experiência, é o presidente desta União de Freguesias, já foi candidato à Câmara Municipal e teve até um dos melhores resultados que o Partido Socialista teve na história em Mação. Já foi presidente da freguesia da Abobreira, hoje é presidente da União de Freguesias, é uma pessoa conhecida em todas as freguesias do concelho, e é uma candidatura muito forte para o PS ganhar a Câmara Municipal”.

Hugo Costa, presidente da distrital do PS. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | HUGO COSTA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DISTRITAL DO PS:

Questionado sobre o fim de ciclo para vários autarcas da região, que estão a cumprir o seu terceiro e último mandato, Hugo Costa disse que “os momentos de mudança autárquica são sempre momentos de muita oportunidade”, tendo feito notar que “existem sempre câmaras municipais que se perdem ou ganham com presidentes de câmara que vão a votos. O distrito de Santarém está cheio dessas histórias. Por isso é naturalmente um momento de oportunidade, até porque, com a saída do presidente da Câmara de Mação, é natural que o PS ainda tenha uma responsabilidade acrescida a ganhar a Câmara Municipal, desejando ao ex-presidente da Câmara Municipal de Mação [Vasco Estrela] as maiores venturas nas novas funções na CCDR Centro, que, naturalmente, são importantes para toda a região”.

“O Partido Socialista governa, atualmente, 12 das 21 câmaras municipais no distrito de Santarém, 13 assembleias municipais e mais de 80 freguesias”, notou Hugo Costa, tendo apontado ao objetivo do PS de “ganhar o maior número de câmaras municipais possível”, e “continuar a ser a força liderante no distrito, a par das duas comunidades intermunicipais”.

“Tenho uma grande convicção, da mesma forma que em Ferreira do Zêzere o PS, há quatro anos, aproveitou o momento de transição de uma Câmara Municipal, que era, desde o 25 de Abril, liderada pelo PSD, na mesma senda, acredito perfeitamente que o PS ganhará a Câmara Municipal de Mação. Vencer a câmara municipal do Sardoal e vencer a câmara municipal do Mação é um dos grandes objetivos do Partido Socialista, aproveitando também os momentos de transição, que são sempre momentos em que existe mais possibilidade, muitas vezes, de alternância democrática”, disse, tendo apontado ainda a candidatura de Pedro Ribeiro, atual presidente da Câmara de Almeirim, como “uma candidatura de um dos melhores autarcas do Partido Socialista no país e que, certamente, será reconhecida pelos eleitores de Santarém”.

A Câmara de Mação, desde que há eleições livres em Portugal, tem sido sempre gerida pelo PSD, com o PS a ficar no segundo lugar, situação que o PS quer este ano “inverter”.

Nas últimas eleições autárquicas em Mação, o PSD elegeu quatro elementos para o executivo, e o PS elegeu um vereador.

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, suspendeu o cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 2013 pelo PSD, não se podendo recandidatar pela lei de limitação de mandatos. Margarida Lopes, que era vice-presidente, assumiu a presidência do município até às eleições autárquicas. O PSD tem como candidato o professor José António Almeida e a CDU anunciou que Maria do Rosário Nicolau, reformada, é a candidata à presidência da Câmara de Mação.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro de 2025.

PS aposta em José Fernando Martins para conquistar Câmara de Mação. Foto: mediotejo.net

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *