População de Tomar decide no dia 18 se quer Festa dos Tabuleiros em 2027. Foto arquivo: Luís Ribeiro

O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, anunciou que a população será chamada no dia 18 de abril a pronunciar-se sobre a realização da Festa dos Tabuleiros, bem como para a eleição do mordomo da celebração. A informação foi avançada durante a última reunião do executivo municipal, onde o autarca revelou que a proposta da Câmara é realizar esta convocatória dia 18 de abril, às 18h00.

“Falar-vos sobre a Festa dos Tabuleiros e, portanto, como é de esperar, está-se a aproximar o momento de chamar o povo a decidir se quer Festa dos Tabuleiros e também para a eleição do mordomo”, afirmou Tiago Carrão, sublinhando a importância destas decisões no contexto da tradição tomarense.

O presidente destacou ainda o caráter simbólico deste momento, referindo tratar-se de “decisões sempre emblemáticas e simbólicas desta nossa grande festa”.

População de Tomar decide no dia 18 se quer Festa dos Tabuleiros em 2027. Foto arquivo: Luís Ribeiro
ÁUDIO | Tiago Carrão, presidente da Câmara Municipal de Tomar

De acordo com o autarca, a convocatória será formalizada e divulgada pelos canais oficiais do município, embora tenha sido já partilhada “em primeira mão” durante a reunião.

A Festa dos Tabuleiros é uma das mais emblemáticas tradições do concelho, mobilizando a comunidade local e atraindo milhares de visitantes, sendo a decisão sobre a sua realização um momento particularmente relevante para a cidade, destacou Tiago Carrão ao mediotejo.net.

População de Tomar decide no dia 18 se quer Festa dos Tabuleiros em 2027. Foto arquivo: Luís Ribeiro/mediotejo.net

“No dia 18, agora de abril, e como anunciei […] em reunião de Câmara, vamos chamar o povo a vir decidir e tomar duas decisões muito importantes para tomar e para os tomarem. A primeira delas, se queremos festa, se queremos a nossa festa dos tabuleiros e, dizendo o povo que sim, a segunda pergunta é quem será o mordomo. É um momento muito especial, é um momento que marca o arranque de toda uma preparação de uma festa que, a acontecer pela vontade do povo, só acontecerá em julho do ano que vem, julho de 2027, mas há todo um trabalho de preparação, um enorme trabalho de preparação que tem que começar já, já, já”.

ÁUDIO | Tiago Carrão, presidente da Câmara Municipal de Tomar

A decisão agora anunciada insere-se numa tradição secular da Festa dos Tabuleiros, em que a realização da festa não é automática, dependendo simbolicamente da vontade popular expressa numa assembleia convocada para o efeito. Este costume remonta às origens comunitárias da celebração, ligadas às práticas de solidariedade e partilha associadas ao culto do Divino Espírito Santo, onde a população era chamada a assumir coletivamente a responsabilidade pela organização do evento.

Nesse momento, além de se decidir se há ou não festa, procede-se também à escolha do mordomo, figura central que, historicamente, tem a missão de coordenar a preparação da celebração, assegurar os recursos necessários e mobilizar a comunidade.

Esta escolha recai, por tradição, sobre alguém reconhecido pela sua idoneidade e capacidade de liderança, reforçando o caráter participativo e identitário da festa em Tomar.

A última Festa dos Tabuleiros decorreu em 2023, tendo o povo eleito o professor Mário Formiga para desempenhar a função de mordomo.

Mário Formiga foi o Mordomo da Festa dos Tabuleiros em 2023. Foto: José Paulo Marques/mediotejo.net

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu caráter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel, é também conhecida como Festa do Espírito Santo e tem como ponto alto uma procissão com tabuleiros.

As 11 freguesias do concelho e milhares de tomarenses (nas juntas de freguesia, escolas, associações, lares, hospital) envolvem-se na confeção de flores de papel que enfeitam os tabuleiros e as ruas durante a festa, que atrai milhares de pessoas à cidade no início do mês de junho.

Transportados por raparigas, à cabeça, ao longo dos cinco quilómetros de procissão, os tabuleiros da festa de Tomar têm na base um cesto de verga, enfeitado com um pano bordado ou em renda, onde são espetadas cinco ou seis canas com pães (30 no total), e têm no cimo uma coroa com uma pomba branca ou a cruz da Ordem de Cristo.

Festa dos Tabuleiros. Foto arquivo: Luís Ribeiro

Dada a sua complexidade, a festa realiza-se de quatro em quatro anos, tendo havido apenas uma edição em que o povo decidiu adiar a sua realização por um ano, por coincidir com a Expo 98, evento no qual participou com um cortejo a convite do então Presidente da República, Jorge Sampaio.


Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *