O Portugal Air Summit promete emoções fortes nos céus de Ponte de Sor este sábado e domingo, com o Air Race a assegurar grandes espetáculos aéreos na capital nacional da aeronáutica, com demonstrações de habilidade, acrobacias e paraquedismo, para além de demonstrações de Canadair e F16.
Para este sábado, a partir das 19:45, está agendado um espetáculo sunset no céu alentejano, com performance aeronáutica ao som de um DJ e seguido da atuação da Orquestra Ligeira de Ponte de Sor, enquanto aviões, drones e balões cruzam o aeródromo, culminando o fim de semana com as provas da Air Race Championship.
Este sábado e domingo decorrerá a terceira edição do ARC – Air Race Championship numa demonstração de grande perícia, por parte de alguns pilotos de elite de todo o mundo. Na sexta-feira, dia 31, realizaram-se os treinos de uma competição que desperta grandes emoções e atrai milhares de adeptos da aeronáutica, fruto das suas características únicas. A competição deve atingir os seus picos máximos através de acrobacias que chegam aos 400 quilómetros por hora e 10Gs de força.

O Portugal Air Summit decorre em Ponte de Sor até este domingo, dia 2 de junho, dando destaque ao que de melhor se faz e desenvolve no setor aeronáutico no nosso país. Mas esta cimeira é muito mais que um debate sobre as capacidades humanas, mercado de trabalho e formação.
Ao longo destes dias, destaque para os F16 da Força Aérea Portuguesa, passagem de um Canadair, demonstrações de Aeromodelismo, Demonstrações de Acrobacia com Pitts, Patrulha Yakstars, Patrulha Raven – equipa inglesa pela primeira vez em Portugal -, patrulha Aerosparx e muitos outros.

Destaque também para uma apresentação dos Cães de Guerra e corridas entre carros e aviões e carros e motos, com a presença do vice-campeão Ibérico de Stunt Riding.
Segundo a organização, todos aqueles que assim o desejem poderão visitar o paddock, estar perto dos pilotos e vivenciar as preparações dos aviões dentro das boxes individuais especialmente montadas para o efeito. As entradas são gratuitas.
PROGRAMA/SÁBADO/DIA 1 de JUNHO
10:45 SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL – PROJETO PAS U
Professor Nuno Feixa Rodrigues – Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia
11:00 BORN FROM KNOWLEDGE
Katiuska Cruz – ANI
11:15 O NOVO AEROPORTO DE LISBOA
Moderador: Vítor Gonçalves
Painel:
António Portugal – Diretor Executivo RENA
Comandante Miguel Silveira – Presidente APPLA
Rogério Pinheiro – Secretário Geral APTTA
Mr. Martin Braun – IATA – Assistant Director for Airport Development
12:00 CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO +Centenário Aviação/ história aeródromo + LANÇAMENTO HUBY
Painel:
Hugo Hilario – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor
Taveira Pinto
Carlos Saraiva
Oliveira das Neves
Ana Silva
Entrega de prémios – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia
13:15 Almoço
14:30 FREE ROUTE AIRSPACE LISBOA FIR
Mário Neto – Presidente do Conselho Estratégico da NAV Portugal e Diretor de Informação, Procedimentos Aeronáuticos e Qualidade
14:45 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AVIAÇÃO
Moderador: Vítor Gonçalves
Painel:
Artur Sousa – Técnico Superior da Direção de Regulação Económica ANAC
Lígia da Fonseca – Manager of External Relations in Europe & Account Manager for the Portuguese Airlines – IATA
Gisela Padre – Responsável do Ambiente do Aeroporto de Lisboa – ANA Aeroportos
Mário Neto – Presidente do Conselho Estratégico da NAV Portugal e Diretor de Informação, Procedimentos Aeronáuticos e Qualidade
Júlia Silva – Técnica da Agência Portuguesa do Ambiente
Carlos Damásio – Direção das Operações de Voo da TAP
15:30 THE WORLD IS IN OUR HANDS
Shaesta Waiz – Piloto Afegã
15:45 UAV – APLICAÇÕES MILITARES E FORÇAS DE SEGURANÇA
Moderador: MGen Rui Moura
Painel:
1Tenente Raul Lourenço Machado – Marinha
BGeneral José Passos Morgado – Força Aérea Portuguesa
Major Camilo – Exército
Major Eduardo Romeu de Oliveira Lérias – GNR
Superintendente Dário Duarte Mendes Prates – PSP
16:30Coffee Break
16:45 A CARREIRA AERONÁUTICA DA PRIMEIRA INSTRUTORA FEMINIMA DA EMIRATES
Sandra Lira – Instrutora Emirates Flight Training Academy
17:00 PILOTS SHORTAGE
Giancarlo Buono – Regional Director of Safety and Flight Operations in Europe IATA
17:15 PROGRAMA GLOBAL NGAP (NEXT GENERATION OF AVIATION PROFESSIONALS)
Albano Coutinho – Air Navigation Commission – ICAO
17:30 AEROSPACE IS FOR EVERYBODY – FOLLOW YOUR DREAMS
Moderador: Vítor Gonçalves
Painel:
Francisca Eiriz – ESA Business Incubation Center
Ricardo Cabral – Theia
Louise Lindblad – Valispace
João Nuno Frazão – Space Lawyer
PROGRAMA/DOMINGO/DIA 2 de JUNHO
12:30 DEMOS PARAQUEDISMO + LEXUS
13:00 SPORTS CHICANE FINALS
13:25 DEMO PITTS
13:40 XTREME CHICANE FINALS
14:00 DEMO STUNT DRIVING
DEMO RC PRECIOSO
14:30 DEMO SPARX
DEMO CASTOR FANTOBA + MOTO
15:05 DEMO RAVEN
15:20 DEMO YAKSTARS + DEMO PITLANE + DEMO XTREME
15:50 SPORTS RACE FINALS
16:10 DEMO PITTS + DEMO AUTOGYRO
16:40 XTREME RACE FINALS
FIREBOSS + JACTOS RC
17:15 DEMO F16
17:30 PODIUM
DEMO PITTS + DEMO PARAQUEDISMO
