Foto: 7 Maravilhas

A aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, é candidata às “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias de Portugal”. A Associação Desportiva e Cultural do Pereiro efetuou a candidatura no dia 16 de fevereiro, segundo confirmou ao mediotejo.net o vice-presidente António João Maia, tendo sido o promotor da mesma. Deste modo, a Capital das Ruas Enfeitadas candidata-se também para ser uma das aldeias-maravilha elegidas a nível nacional, concorrendo na categoria de “Aldeias rurais”. As aldeias 49 pré-finalistas serão dadas a conhecer a 7 de abril enquanto as votações só irão arrancar a 1 de julho. 

Em comunicado, a associação descreve a aldeia situada a cerca de 5 km da sede de concelho, Mação, como tendo um “misto de casas antigas e modernas”, destacando a sua beleza natural e paisagem rural. Com pouco mais de cem habitantes, com uma população vincadamente envelhecida, muitos são os filhos da terra que residem fora. Os que lá ficaram “dedicam-se essencialmente à agricultura e silvicultura. A produção de azeite não é muito grande, mas atinge uma qualidade invejada em todo o lado” bem com a cultura da vinha que “também não é descurada. Em muitas adegas os seus proprietários fazem questão de continuar a fazer o vinho em talhas de barro, sendo muito cobiçado e recentemente tem ganho novos apreciadores”, pode ler-se.

Também o pinhal, bem como a igreja e a torre do relógio, merecem destaque no comunicado da Associação do Pereiro, referindo-se as obras de conservação feitas na capela da padroeira Nossa Senhora da Saúde.

A festa da aldeia do Pereiro de Mação acontece anualmente, no último domingo do mês de agosto, inserida no programa das Ruas Enfeitadas. “Este evento representa muito para as gentes desta aldeia porque faz regressar os familiares residentes fora e o convívio entre a população é muito apreciado”, lê-se na mesma informação.

Por fim, e já que em 10 de maio de 2013 assim foi reconhecida a aldeia pelo Governo português, a marca de Capital das Ruas Enfeitadas é também apresentada como motivo para que o Pereiro de Mação possa ser uma das aldeias-maravilha do país. Milhares de flores de plástico servem para ornamentar “as vinte ruas e largos da aldeia, na semana que antecede o último domingo de agosto de cada ano, deixando-os autênticos jardins floridos, suspensos nos céus desta terra”, algo que tem atraído visitantes de todos os pontos do país.

“Queremos demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Vamos explorar o património histórico, natural, gastronómico e …as pessoas. Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto”, lê-se no site oficial do concurso. Fonte: 7 Maravilhas

Até 7 de março decorreram as candidaturas. De 15 a 31 de março um painel de 49 especialistas, 7 de cada uma das 7 regiões, vota na lista de candidatas para escolher as 49 pré-finalistas. Depois, essas 49 pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas, pode ler-se no site oficial do concurso.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias. A primeira Gala tem lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A declaração oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias vai ter lugar a 3 de setembro. São aqui reveladas as 7 vencedoras/mais votadas, uma por categoria.

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias  são distribuídas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As categorias a votação são Aldeias-Monumento, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas.

Pode acompanhar todo o processo em http://7maravilhas.pt.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *