O concelho de Ourém já deu início aos preparativos para mais uma edição da Via-Sacra ao Vivo na Vila Medieval, evento que regressa na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril. O programa foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde integrou a programação do espaço dedicado ao Turismo Religioso.
Com mais de duas décadas de história, a Via-Sacra ao Vivo é um dos momentos mais emblemáticos da Semana Santa no concelho, reunindo mais de uma centena de participantes locais numa recriação histórica, religiosa e cultural que percorre a Vila Medieval.
Reconhecida pelo forte envolvimento comunitário, a iniciativa volta a afirmar-se como uma das principais expressões do património espiritual e identitário do território, destacou ao mediotejo.net o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
“A Semana Santa é sempre um momento de reflexão, independentemente do estado que vivemos e das contingências que existem no país, na região e no mundo. E por isso, mais uma vez, o concelho de Ourém irá celebrar a Semana Santa como tem feito nos últimos anos, com toda a envolvência, com a solenidade que a situação exige, e estamos a preparar a edição deste ano, que terá o seu ponto alto com a Via Sacra ao vivo, no Castelo de Ourém, que irá decorrer, como é habitual, na Sexta-feira Santa”, declarou o autarca.

ÁUDIO | LUÍS MIGUEL ALBUQUERQUE, PRESIDENTE CM OURÉM:
Os preparativos arrancaram com um jantar-convívio no Salão do Caneiro, que reuniu muitos dos atores e figurantes que dão vida à encenação. O momento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, da vereadora com o pelouro da Cultura, Purificação Reis, do presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Alexandre Faria, e do pároco de Nossa Senhora das Misericórdias, padre Joaquim Domingos Luís.
Em ambiente informal, os responsáveis autárquicos e religiosos agradeceram o empenho da comunidade, sublinhando a importância da Via-Sacra enquanto expressão maior das celebrações pascais em Ourém.

Apesar dos constrangimentos ainda sentidos na sequência da Depressão Kristin, a organização considerou estarem reunidas as condições para retomar esta recriação, que contará novamente com serviço de transferes gratuitos a partir do Centro de Exposições de Ourém e da localidade de Santo Amaro.
A apresentação do Programa da Via-Sacra – Vila Medieval de Ourém abriu a agenda do espaço de Turismo Religioso na BTL 2026, coordenado pelo município de Ourém e que reuniu 18 parceiros institucionais ao longo de cinco dias.
A programação conjunta integrou apresentações temáticas, mesas-redondas, showcookings, recriações simbólicas e degustações de produtos regionais, promovendo o património espiritual, cultural e identitário de vários territórios portugueses.
Entre os destaques estiveram também os itinerários de peregrinação, como os Caminhos de Fátima, os Itinerários Jacobeus e o Caminho de Santiago – Via Nascente e Via Estrela, bem como temas ligados ao património histórico e às tradições religiosas.

O espaço voltou a afirmar-se como um palco de promoção integrada do Turismo Religioso, evidenciando a diversidade do património português e reforçando este segmento como diferenciador da oferta turística nacional.
