Foto ilustrativa de um helicóptero Kamov a abastecer. Foto: DR

O concelho de Ourém vai assim passar a conta com mais três pontos de água (a somar aos 29 já existentes), os quais vão ser instalados na Malaguarda (União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais), nos Toucinhos (junto ao Campo de Futebol, na freguesia de Alburitel) e no Sobral (junto ao Pias Longas Aeroclube, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias).

A empreitada, de 147.520,31€, foi adjudicada à empresa JJFLINVESTE, LDA. Cada reservatório terá capacidade para 873 m3, mas estará preparado para obter várias capacidades de acumulação em virtude do seu modo de construção. Quanto ao abastecimento de cada um deles, será realizado com recurso a água de furos a executar ou já existentes.

Os incêndios registados no concelho de Ourém nos meses de julho e agosto resultaram numa área de 5,16 mil hectares ardidos e prejuízos na ordem dos seis milhões de euros, segundo referiu o presidente da Câmara Municipal, Luís Albuquerque, na reunião do executivo de 5 de setembro.

Em setembro o Governo aprovou um pacote de 200 milhões de euros para apoiar os territórios afetados por grandes fogos, com 40 a 50% dos fundos a serem aplicados na serra da Estrela, destinando-se o restante montante a apoiar oito municípios, que registaram áreas ardidas superiores a 4.500 hectares, entre eles o de Ourém.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *