Praia Fluvial do Troviscal, na Sertã. Fotografia: Turismo de Portugal

Consignadas pela Câmara Municipal da Sertã em 2022, o valor global das duas empreitadas na zona da Praia Fluvial do Troviscal ascendeu a 850 mil euros. As obras que sofreram um atraso relativamente ao prazo inicial, previsto para sete meses, incidiram em melhoramentos da zona envolvente, na transformação de um lagar em espaço multiusos e na criação de um percurso panorâmico com passadiço, na zona envolvente.

Em declarações ao nosso jornal, o responsável pela Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, explicou que a praia tem estado aberta ao público, situação que acontece em simultâneo com a conclusão dos trabalhos e que foram devidamente acautelados.

“Nós salvaguardámos a situação de algumas obras que ainda estão a decorrer e que foram devidamente separadas da zona de acesso público. Tem estado acessível ao público e com bastante afluência até”, destacou o edil.

Carlos Miranda. Foto: arquivo mediotejo.net

A conclusão das obras de valorização da Praia Fluvial foi adjudicada à empresa Soudias – Carpintaria Serralharia, Ld.ª por cerca de 505 mil euros (c/ IVA incluído), estando ainda a decorrer a recuperação de um lagar tradicional existente mas atualmente degradado e que será adaptado para espaços multiusos.

Nesta fase de conclusão da empreitada de requalificação, decorre também a construção de um Percurso Panorâmico que inclui um passadiço na zona envolvente de modo a facilitar a acessibilidade. Para o autarca sertaginense, a sua execução não tem decorrido de acordo com o esperado, devido aos atrasos na sua concretização.

“É uma obra constituída por um passadiço, que não tem sido desenvolvida ao ritmo que nós queríamos e que nos tem levantado alguns problemas”, explicou.

De acordo com o anúncio em Diário da República n.º 44/2022, série II de 2022-03-03, está em causa a criação de um “percurso pedonal na zona envolvente à Praia Fluvial do Troviscal, na sua maioria em madeira de pinho tratada, incluindo um troço em miradouro, uma ponte com estrutura mista metálica e madeira, bem como a reconstrução de uma antiga levada em betão armado revestido a xisto”. A empreitada prevê também a instalação elétrica de iluminação do percurso e do envolvente norte da Praia Fluvial

Embora a execução da empreitada tenha sofrido alguns atrasos, Carlos Miranda espera que a sua conclusão esteja para breve, mas salienta que os trabalhos não têm limitado o acesso e a utilização aos banhistas que procuram esta praia fluvial, situada na Sertã.

ÁUDIO | Carlos Miranda, presidente da CM Sertã, em declarações ao mediotejo.net

“Contamos que esta obra também possa estar finalizada em breve. Tal como disse, não tem impedido que as pessoas frequentem essa praia”, conclui o responsável autárquico.

Com os investimentos, aprovados em julho de 2022, a autarquia pretendeu também aproveitar os financiamentos comunitários, já que ambos os projetos são financiados pelo quadro Portugal 20.20. À data e em declarações ao mediotejo.net, o presidente da Câmara disse acreditar que viria a surgir “um espaço de excelência”, numa freguesia “mais afastada e mais rural mas que tem um enorme potencial turístico”.

Carlos Miranda referiu uma “obra muito importante para a freguesia do Troviscal”. Se atualmente a praia já é muito concorrida, o autarca acredita que, depois das obras, “vai ser uma das grandes praias da região”.

GALERIA

“Potenciar os nossos recursos naturais, as nossas ribeiras, todos estes recursos fantásticos que nós temos” são, em termos gerais e nas palavras do edil, os objetivos dos investimentos. “Há que criar condições para que as pessoas usufruam e ajudem a dinamizar a economia do território”, acrescentou.

Local idílico por natureza, a Praia Fluvial do Troviscal é o local de eleição para quem procura o sossego e o refresco numa tarde de verão. Devido aos trabalhos de intervenção, o local esteve interdito ao público desde 2020, mas tal não impediu que tivesse recebido o Galardão Qualidade de Ouro 2020, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Situada em plena natureza, longe de qualquer aglomerado, a Praia Fluvial do Troviscal dispõe de acesso a deficientes, bar, esplanada e parque infantil. Bons acessos, zona de estacionamento e parque de merendas com churrasqueira , complementam os serviços e as atrações deste local ideal para descansar junto da natureza.

A Praia Fluvial do Troviscal é um espaço de lazer rodeado pela natureza. Foto: CM Sertã

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *